BC libera compras com cartões Visa e Mastercard pelo WhatsApp

O caminho está livre para as operações de pagamento de pessoas para pequenas e médias empresas (PMEs) no WhatsApp

O caminho está livre para as operações de pagamento de pessoas para pequenas e médias empresas (PMEs) no WhatsApp. Na noite desta quinta-feira (2), o Banco Central (BC) liberou a realização de transações de compra no aplicativo de mensagens, com uso de cartões de crédito, débito e pré-pago das bandeiras Mastercard e Visa. Na indústria, a modalidade é conhecida como P2M, ou ‘peer-to-merchant’.

Em nota, o órgão regulador afirma ter decidido pela “cessão completa das medidas coercitivas” aplicadas às duas bandeiras. Desta forma, a nova funcionalidade se junta às transferências de recursos entre usuários (P2P) por meio do app, operação autorizada pelo BC em março de 2021, mas que na prática nunca ganhou força em meio ao sucesso e à popularização do Pix.

O BC destaca que, mesmo após a implementação em produção do programa Facebook Pay, a adesão de novas instituições interessadas (credenciadores ou emissores) em participar da solução de pagamento deverá permanecer aberta.

A autoridade monetária determinou, ainda, que “o início das transações de pagamento em produção por meio do WhatsApp deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”.

Repercussão

No Instagram, o CEO da Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp), Mark Zuckerberg, comemorou a decisão publicada pelo órgão regulador brasileiro. “Estou empolgado para lançar isso em breve”, escreveu.

Em seu perfil no LinkedIn, o head do WhatsApp na América Latina, Guilherme Horn, também celebrou a notícia e escreveu que a companhia construiu uma plataforma aberta com a participação de vários adquirentes brasileiros. “Estamos finalizando os testes que temos conduzido com parceiros como Cielo, Fiserv, Getnet Brasil, Mercado Pago e Rede, conforme anunciamos durante o WhatsApp Business Summit em novembro”, disse ele.

A adesão das PMEs ao WhatsApp também foi um tema abordado por Guilherme em uma palestra durante evento da StartSe, em setembro do ano passado. Na ocasião, ele citou que o aplicativo foi a transformação digital das pequenas e médias empresas no Brasil. “Foi a ponte delas para o mundo digital”, afirmou. Na visão do executivo, a mensageria de negócios é a próxima “era do comércio” e o pagamento é o elo que completa essa jornada.

Em comunicado à imprensa divulgado agora à noite, a Visa disse acreditar no potencial da solução como “impulsionador da inclusão, da digitalização e do desenvolvimento de milhares de micro, pequenas e médias empresas brasileiras”. A companhia afirmou, ainda, que está trabalhando no lançamento do serviço junto com a Meta e credenciadores participantes.

“O ‘Pagamentos no WhatsApp‘ utiliza o Visa Token Service, tecnologia que substitui os dados da credencial, como o número de conta e a data de validade do cartão, por um identificador digital único (um “token”) que pode ser usado para fazer pagamentos sem expor informações sensíveis de uma conta”, escreveu a bandeira.

Em post no LinkedIn, o presidente da Mastercard no Brasil, Marcelo Tangioni, disse que a companhia preza pela “construção de um ecossistema acessível e inclusivo em que o consumidor final possa ter opções e utilizar seu dinheiro da forma que lhe for mais conveniente e segura”. Ele afirmou estar entuasiasmado em fazer parte desse momento com a Meta e os demais integrantes do setor, “inaugurando mais uma opção de pagamento com enorme potencial de inclusão financeira para milhões de pessoas e negócios no país”.

*Texto atualizado às 10h de sexta-feira (3) com posicionamento da Mastercard.

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