RESULTADOS

C6 Bank reporta lucro pela primeira vez: R$ 461 milhões em três meses

Segundo Marcelo Kalim, CEO do C6, o lucro é resultado concreto do modelo no qual sempre acreditamos: gerar receitas crescentes e manter custos estáveis e PDD controlada

C6 Bank reporta lucro pela primeira vez: R$ 461 milhões em três meses
Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay

Dias atrás, publicamos aqui no Finsiders Brasil que o C6 Bank havia registrado novamente um prejuízo anual, de R$ 862 milhões. Mas antecipamos também que o primeiro trimestre de 2024 seria azul.

Nesta segunda-feira, dia 29/4, o banco digital divulgou seu primeiro lucro desde a criação, há cinco anos. Nos três primeiros meses de 2024, o resultado foi de R$ 461 milhões.

Apesar da conquista importante, o prejuízo de 2023 demorou a ser informado; e o lucro, agora, foi um dos primeiros da temporada. Isso, mesmo o banco não ter capital aberto na bolsa, ou seja: não é obrigado a reportar resultados trimestrais. Mas, claro – este é um marco a comemorar, ainda mais em tempos em que breakeven é rei.

Receitas

“O lucro é resultado concreto do modelo no qual sempre acreditamos, que consiste em gerar receitas crescentes e manter custos estáveis e PDD controlada. É esse modo de operar que nos garantiu o resultado positivo de agora e que nos deixa otimistas em relação aos próximos trimestres”, disse em nota Marcelo Kalim, CEO do C6 Bank.

A carteira de crédito do banco fechou o primeiro trimestre deste ano em R$ 46,3 bilhões, uma expansão de 36% ante março de 2023. O crescimento decorre da estratégia de priorizar a originação de ativos de qualidade.

O C6 Bank afirma ainda que a inadimplência apresentou queda mais uma vez. Entre o quarto trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, o percentual de empréstimos com atrasos acima de 90 dias caiu a 3,2%. A evolução fica ainda mais evidente na comparação anual – no primeiro trimestre de 2023, o índice estava em 4,7%.

“Os resultados são reflexo de seus produtos e da gestão disciplinada do negócio”, disse Sanoke Viswanathan, chefe de estratégia e crescimento no JPMorgan Chase. Ele também é executivo-chefe de varejo bancário internacional. “O banco demonstrou capacidade de crescer a sua base de clientes e balanço patrimonial em um ritmo constante e com alta alavancagem operacional. São ingredientes essenciais para o sucesso no longo prazo”.

O C6 afirma ter hoje mais de 30 milhões de clientes.