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A Creditas acaba de divulgar os resultados financeiros do terceiro trimestre. No período, a carteira de crédito atingiu R$ 2,920 bilhões, quase 3x maior ano contra ano.
A originação de novos empréstimos cresceu mais de 4x em igual intervalo, atingindo R$ 937,7 milhões no terceiro trimestre de 2021. Em relação ao segundo trimestre, o avanço foi de 53%.
“Todos os três ecossistemas (auto, imóvel e benefícios aos empregados) tiveram um desempenho recorde à medida que continuamos oferecendo alto crescimento e margens estáveis”, escreveu a empresa.
Já as receitas triplicaram no terceiro trimestre, na comparação com igual intervalo de 2020, chegando ao final de setembro em R$ 257,1 milhões — o montante também representou um incremento de 51% ante o trimestre anterior. Excluindo as operações de M&A, as receitas avançaram 213% na comparação anual e 42% em relação ao segundo trimestre.
A empresa atribui o resultado a desenvolvimentos tecnológicos significativos, que estão permitindo à fintech crescer mais rápido, assim como a implementação bem-sucedida da estratégia de ecossistemas, que tem ajudado a aumentar a recorrência dos clientes na plataforma.
Na última linha do balanço, a Creditas segue com prejuízo — fechou o trimestre com perdas de R$ 81,2 milhões, 79,2% acima do prejuízo registrado no mesmo período de 2020.
Se levar em consideração a relação resultado líquido/receita, o indicador registrou uma melhora, passando de -58,6% no terceiro trimestre de 2020 para -31,6% de julho a setembro deste ano. Na comparação dos nove meses encerrados em setembro, também houve uma evolução positiva, saindo de -58,4% para -39,1%.
A Creditas informou, ainda, que concluiu cinco novas operações de securitização num total de R$ 1,013 bilhão, sinal do “forte apetite” dos investidores por esta classe de ativos. Foram emitidos dois novos FIDCs (FIDC Creditas Auto VI e FIDC Creditas Auto VII). Por fim, a fintech emitiu o 8º, 9º e 10º CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários).
Nos últimos três meses, a fintech consolidou duas transações estratégicas: a compra da corretora digital Minuto Seguros, e a compra de 100% da Volanty, reforçando sua atuação no mercado de veículos. Com ambas, a receita do trimestre aumentou em R$ 15 milhões, ou aproximadamente 6% da receita total, excluindo as aquisições.
Este ano, a empresa fundada pelo espanhol Sergio Furio comprou também a Bcredi, plataforma digital especializada no setor imobiliário, e fez um investimento na fabricante de motos elétricas Voltz. Recentemente, também fechou um acordo com o Nubank para a oferta de seus produtos de crédito na plataforma do banco digital.
A Creditas nasceu fazendo crédito com garantia (imóvel e veículos) e nos últimos anos vem diversificando sua atuação. Em maio, a fintech fez o lançamento do Creditas Auto, plataforma digital de compra, venda, troca e financiamento de carro. Também naquele mês, a empresa assinou um cheque para a Voltz.
Antes disso, a fintech reforçara sua atuação com RH de empresas, movimento que ganhou força a partir de 2019, quando a Creditas comprou a fintech de crédito consignado Creditoo.
No ano passado, lançou o Creditas @Work, um pacote de soluções para o RH das empresas, como consignado, plataforma de compras com desconto na folha (Creditas Store), antecipação salarial, cartão de benefícios flexíveis, além de conteúdos de educação financeira para os colaboradores das empresas.
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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.
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