Com mais de 11 milhões de clientes, Inter tem lucro no trimestre

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O Inter fechou o primeiro trimestre com lucro de R$ 20,8 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 8,4 milhões registrado um ano antes. As receitas totais alcançaram R$ 541 milhões, com expansão anual de 95%. O banco mineiro encerrou março com 10,2 milhões de clientes, mais do que o dobro ante igual intervalo de 2020. Em maio, vale lembrar, já ultrapassou 11 milhões de correntistas.

A carteira de crédito ampliada atingiu R$ 11 bilhões, com crescimento anual de 97,1%. A originação de crédito, por sua vez, bateu R$ 3,7 bilhões no primeiro trimestre do ano, o que representa um incremento de 174% — o destaque ficou por conta do consignado, que cresceu 246% ano contra ano. A inadimplência recuou de 4,62% para 2,6%.

O banco digital vem num crescimento acelerado de abertura de contas. Nos três primeiros meses do ano, foram abertas mais de 1,7 milhão de novas contas, um ritmo que significa praticamente o dobro em relação ao mesmo período de 2020.

Em média, a instituição abriu cerca de 29 mil contas por dia útil de janeiro a março de 2021. Do total de 10,2 milhões de contas digitais no trimestre, 8% (806 mil) são de correntistas PJ e MEIs — o número de contas no segmento mais do que dobrou na comparação anual.

A receita média por cliente do Inter é de R$ 190,80, distribuída entre receitas de serviços (R$ 80,43) e receitas de crédito (R$ 109,37). Esse valor cresceu 8,5% na comparação anual, mas teve leve queda de 5% em relação ao último trimestre de 2020, quando cada cliente gerava, em média, R$ 200,59 em receitas para o banco.

O custo de aquisição de clientes (CAC), por sua vez, cresceu 14,4% no primeiro trimestre, refletindo o aumento de 50% nos custos de marketing, segundo a instituição. Nos três primeiros meses do ano, o CAC do Inter atingiu R$ 27,76 por cliente — um ano atrás, esse valor era de R$ 24,28.

O volume de depósitos à vista dos clientes atingiu R$ 7 bilhões no 1º trimestre, crescimento anual de 174%, superior à evolução do número de clientes. Segundo a instituição, o saldo médio em conta superou 1,3 mil — nos três primeiros meses de 2020, o cliente do Inter mantinha, em média, saldo de pouco mais de R$ 1 mil em conta.

Investimentos, seguros e marketplace

Na plataforma de investimentos Inter Invest, o banco atingiu R$ 52 bilhões em ativos sob custódia (AuC), com expansão anual de 154%, e 1,5 milhão de clientes ativos (crescimento de 149% ano contra ano). Os investidores com ações custodiadas chegaram a 368,6 mil no primeiro trimestre, crescimento de 115,9% na comparação anual. Vale lembrar que, logo no começo do ano, o Inter contratou Felipe Bottino, ex-executivo-chefe da Pi Investimentos (do Santander) e ex-Icatu, para liderar a área.

Em seguros, a carteira fechou o trimestre com 367 mil segurados, um incremento de 385% na análise anual. O volume de prêmios atingiu R$ 35 milhões, uma alta de 44%. O banco, que já tem um acordo com a Liberty, anunciou ontem à noite uma parceria com a Sompo por 15 anos, com foco em seguro habitacional do crédito SFH.

A instituição mineira aposta em uma plataforma com mais de 15 modalidades, desde os tradicionais auto e residencial até seguro para pet. No pipeline para 2021, o Inter prevê lançar produtos como seguro celular, garantia e uma plataforma aberta para contratação 100% digital de plano de saúde, com oferta de diversas administradoras, como me contou recentemente Paulo Padilha, CEO da Inter Seguros, em entrevista ao Valor. As operações devem, ainda, ser diversificadas. “Estamos pensando em abrir produtos para não correntistas, além da operação em outros países”, afirmou o executivo na ocasião.

Na Inter Shop, o marketplace do banco mineiro, o volume total em vendas (GMV) atingiu R$ 675,9 milhões, um crescimento de 1.648% na comparação anual. No período, a plataforma registrou 1,1 milhão de clientes ativos, dos quais 67% são recorrentes. Nos últimos 12 meses, 1,7 milhão de clientes fizeram compras na Inter Shop. O take-rate cresceu 3,2 pontos percentuais, atingindo 6,1% ao fim de março.

Nos três primeiros meses do ano, o Inter lançou uma plataforma integrada ao app, com mais de 3 mil cursos online, o Inter Pass (tag de pedágio) e deu largada às operações nos EUA, oferecendo cashback pelo site Go Inter. No marketplace, a instituição soma mais de 3 mil parceiros em mais de dez serviços, como recarga, gift cards, estacionamento, viagens, cursos e combustível.

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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