Algumas semanas após receber um aporte de R$ 50 milhões de um fundo da XP Asset Management, a adquirente Acqio reforçou seu board. A fintech anunciou a chegada de cinco executivos tarimbados, nos setores financeiro, de pagamentos e franquias. São eles: José Tosi (ex-Mastercard e Fininvest), Eduardo Gouveia (ex-CEO da Cielo e investidor-anjo de Asaas, Vee, Allya, entre outras), Américo Pereira Filho (ex-Rapidão Cometa e FedEx Brasil), Eduardo Shakir Carone (Atlas Governance) e Adir Ribeiro (Praxis Business).
Tosi foi head da Mastercard Brasil, presidente da Fininvest, diretor-executivo do HSBC e gerente-geral do Citibank no México. Atua como conselheiro nas empresas Luizacred. Connvert, CredSystem e Fortbrasil.
Gouveia é um dos executivos mais experientes no setor de pagamentos brasileiro. Foi presidente da Cielo e da Alelo, fundador da Livelo e CEO da Multiplus. Também foi vice-presidente de marketing do Walmart Brasil e diretor-geral da HiperCard. Atualmente, é conselheiro em empresas como Mapfre, Baterias Moura, Abastece Aí (Grupo Ipiranga) e Lojas Quero-Quero. Além disso, é investidor em diversas startups, como Allya, Vee e Asaas.
Pereira Filho foi CEO da Rapidão Cometa, adquirida posteriormente pela FedEx, onde foi presidente da filial brasileira e também da TNT. Atualmente, é sócio da A2E Empreendimentos e da Martinica Holding, e atua como membro dos conselhos do YPO e do Junior Achievement de Pernambuco.
Já Ribeiro é CEO e fundador da Praxis Business e mentor na Associação Brasileira de Franchising (ABF), onde ocupa o cargo de coordenador da Comissão de Fornecedores. É conselheiro de redes de franquias e professor de algumas das principais escolas de negócios do país.
Carone, por sua vez é fundador e CEO da startup Atlas Governance e conselheiro das empresas Leo Madeiras e Benner Sistemas.
Os cinco novos conselheiros se juntam a Ronaldo Pereira, ex-presidente da Óticas Carol e atual CEO do Grupo Ri Happy, além de conselheiro do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV); Fernando Arakaki, diretor da Siguler Guff & Company, e do cofundador e diretor de produtos da Acqio, Gustavo Danzi, que atuou na matriz da Microsoft e é também Empreendedor Endeavor.
“Conseguimos montar um conselho multidisciplinar, onde cada membro tem fortalezas e experiências que contribuem diretamente para o crescimento consistente da empresa. O grande objetivo desta configuração é consolidar a Acqio como uma das principais fintechs de soluções financeiras do país, aumentando seus canais de distribuição e levando os melhores produtos e serviços para as empresas”, afirma em nota Felipe Valença, CEO da Acqio.
Fundada em 2014, a Acqio atua como adquirente e desenvolve soluções de pagamento para o varejo. Tem presença em mais de 2.500 municípios brasileiros e opera por meio do franchising, com mais de 1.100 franqueados. É a terceira maior microfranquia do país, segundo estudo da ABF, com dados de 2020.