Beatriz Montiani, diretora de Inovação da Visa e responsável pelo Programa de Aceleração, separou seis dicas essenciais para quem deseja começar uma startup em 2021. Durante os quatro anos do Programa de Aceleração Visa, Beatriz dividiu sua experiência com mais de 70 startups. E alerta que, além das dicas, é necessário muito trabalho, vontade de fazer a diferença e muita resiliência. “Nem sempre as coisas acontecem da forma planejada, conforme o roadmap definido. Por isso, nunca deixe de ter flexibilidade para mudar de rota, buscar novos parceiros, testar e (re)testar sempre que preciso”.
Vamos à lista:
- Resolva uma dor (de fato) do mercado
Não basta ter uma sacada incrível, é preciso saber se existe mercado para essa ideia. É preciso pensar se o negócio resolverá alguma dor que nenhuma outra solução ainda conseguiu resolver de forma efetiva e se o mercado é grande o suficiente para escalar a solução.
2. Mapeie seus concorrentes
Antes de colocar sua ideia em prática faça uma pesquisa de mercado para mapear os seus possíveis concorrentes diretos e indiretos. Muitas ideias podem parecer inovadoras e únicas no ponto de vista de quem as cria, mas quando pesquisadas a fundo é possível notar que já existe um produto que resolve essa dor no mercado com a mesma proposta há anos. Isso não quer dizer que, ao encontrar um modelo de negócio parecido, você deve jogar sua ideia fora, afinal grandes empresas têm grandes concorrentes. Se a sua ideia se propõe a resolver o mesmo problema de uma forma mais efetiva isso já é um diferencial
3. Valide a sua ideia/solução com os usuários
Ter uma ideia incrível para solucionar uma necessidade trazendo uma experiência melhor, ganho de tempo ou ainda mais eficiência é ótimo, mas é essencial validar com o consumidor/usuário final antes de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de uma plataforma ou aplicativo mais completo, por exemplo. Assim, mais vale um MVP (sigla em inglês para “Produto Mínimo Viável”) validado com o usuário, recebendo feedbacks e insights, do que construir e lançar uma solução no mercado já pronta, sem ter informações relevantes e se de fato há apelo para os consumidores.
4. Crie um plano de negócio
Com a ideia identificada, mapeamento de possíveis soluções concorrentes e o entendimento das necessidade dos usuários finais, é a hora de criar o plano de negócio e colocar “no papel” a sua solução, permitindo que se enxergue de forma mais clara os objetivos: para que a solução veio? Qual é o mercado-alvo (quais são os desejos e anseios desse consumidor)? Qual é o tamanho deste mercado? O quão atrativo ele é? Há barreiras de entrada? Quais seriam os canais de distribuição? Qual é o perfil do time, forte o bastante, para entregar a solução? Quais passos devem ser dados para que os objetivos sejam alcançados (roadmap)? Concorrentes, metas, indicadores financeiros (dentre eles, o Custo de Aquisição de Clientes – CAC) e estratégia de marketing/distribuição devem constar no seu plano. Ter um bom pitch de vendas ou mesmo um bom material para buscar investidores é crucial. Dedique um bom tempo a este material, seja caprichoso, organizado e tenha uma linha de raciocínio clara. A primeira impressão é a que fica. Então, mãos à obra!
5. Tenha um time qualificado e complementar
Para garantir o sucesso da sua startup é preciso cercar-se de profissionais qualificados e com habilidades e conhecimentos complementares aos seus que garantam que o negócio tenha sucesso. Afinal, é o time que faz o negócio funcionar. Além disso, a distribuição de equity para ter sócios tende a ser fundamental para gerar mais valor para seu negócio, principalmente quando o empreendedor avalia suas limitações com experiências empresariais, conhecimentos técnicos e aspectos financeiros do negócio. Todos devem estar no mesmo barco com o mesmo objetivo.
6. Busque parcerias e divulgue o negócio
Nessa etapa você já deve ter bem claro quem devem ser seus possíveis parceiros e qual é o melhor canal de distribuição. Então, vá atrás deles e apresente o seu negócio, mostrando o quanto a sua solução é essencial e por que eles deveriam fechar negócio com você. Em paralelo, invista na divulgação em redes sociais, sites, publicidade e tudo que possa fomentar a sua startup no mercado e atrair tanto clientes quanto investidores.
Fonte: Visa