Gerencianet muda marca para EFÍ, vai emitir CDB e estrear em antecipação de recebíveis, diz CEO

A Gerencianet, que nasceu há 15 anos em Ouro Preto (MG) para facilitar pagamentos para seus clientes, acaba de anunciar ao mercado o novo nome da sua empresa de pagamentos, que passa a se chamar EFÍ Bank. Mas este é apenas o começo de uma série de mudanças para fazer a marca ser reconhecida como um verdadeiro banco digital e disputar novos espaços, como emissão de Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) e antecipação de recebíveis.

Na prática, a empresa já vinha atuando como banco digital, abrindo conta e emitindo cartões, além de fazer recebimento de boletos, links, PIX, assinaturas e outras modalidades – somente no ano passado, foram R$ 21 bilhões, segundo seu CEO, Evanil Paula. O próximo passo será expandir a oferta de operações de crédito no segundo semestre – onde entram os recebíveis.

A nova marca: o acento agudo no i remete a um farol, indicando a direção a seguir, diz o CEO

Como todo bom mineiro, Paula é cauteloso: prefere testar bastante e ir devagar do que acelerar e depois, eventualmente, precisar retroceder. No caso dos CDBs, já tinha permissão para emitir os títulos desde 2021, mas começou no ano passado com um piloto e somente agora deve acelerar.

Também no ano passado, começou a experimentar o Open Finance: em junho, foi a quinta a receber autorização do Banco Central para implantar a solução de Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), parte da terceira fase do Open Finance, que na prática integra os clientes – a maioria empreendedores de negócios digitais, como e-commerce e aplicativos de delivery – ao sistema de compartilhamento de dados financeiros.

Nova fase

A nova marca – segundo o CEO, o E, de eletrônico, remete a digital (e-mail, e-commerce…), e FI a financeiro – marca o início do reposicionamento de empresa meio de pagamento para banco digital: “Os produtos serão segmentados para pessoas físicas, para empreendedores e para empresas, ou seja, serão oferecidos de uma forma mais aderente às diferentes jornadas dos clientes. Também vamos unificar a parte de pagamentos (APIs) em um núcleo só”, explica, anunciando que em breve devem lançar mais produtos.

Segundo Paula, a expectativa para este ano é crescer o faturamento em 47% em relação a 2022. “Apesar de não ter sido um ano fácil, nós continuamos crescendo, com aumento de colaboradores (de 317 para 477) e de 27% no de clientes, para 370 mil”, diz o CEO.

Gerencianet continua sendo o nome da holding do grupo que controla também as empresas Efí Crédito, Financiamento e Investimento; Eva, de benefícios flexíveis; e Lesta, de atendimento.