Fintechs

IFC faz primeiro empréstimo para banco digital na AL - e é para o Nubank

O Nubank conseguiu um empréstimo de até US$ 150 milhões do International Finance Corporation (IFC). O empréstimo em moeda local de 3 anos será usado para impulsionar o crescimento das operações locais do Nubank e ampliar o acesso a serviços financeiros na Colômbia. O IFC informou, em nota para a imprensa, que este é seu primeiro investimento em um banco digital na América Latina e no Caribe.

A falta de acesso a serviços financeiros formais é um grande desafio para o crescimento econômico no país. A transformação digital pode oferecer novas oportunidades para melhorar a inclusão financeira e aumentar a produtividade da população do país, especialmente entre mulheres e grupos minoritários. O novo empréstimo aumentará o acesso aos sistemas de pagamento para os colombianos, além de promover maior competição no setor em favor dos consumidores.

Com mais de 400 mil cartões emitidos nos últimos 10 meses, a Nu Colombia, subsidiária do Nubank, é a emissora de cartões de crédito que mais cresce no país, com clientes em 100% dos departamentos e cerca de 80% dos municípios.

“Estamos muito orgulhosos de que uma instituição como o IFC tenha confiado em nós para continuar gerando um impacto positivo na América Latina. Este empréstimo reflete a confiança em nosso modelo de negócios, a solidez de nossa operação e as contribuições que estamos trazendo para a inclusão financeira da Colômbia, um país com baixa penetração de serviços financeiros e alto uso de dinheiro”, disse David Vélez, CEO e fundador do Nubank.

“Nosso empréstimo ao Nubank significa que mais colombianos terão acesso a mais e melhores serviços financeiros”, disse o diretor-gerente da IFC, Makhtar Diop. “Uma maior inclusão financeira é uma necessidade para o crescimento econômico, e o banco digital desempenhará um papel fundamental no atendimento às necessidades de clientes de varejo com e sem banco. Este investimento visa atender a essas necessidades e catalisar mais investimentos no setor financeiro na Colômbia e na região”.