A cofundadora e COO do Linker, Ingrid Barth, foi anunciada na sexta-feira (18) como a nova presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), entidade que reúne mais de 7,5 mil associados. Será a primeira mulher a assumir a posição, hoje ocupada por Felipe Matos — que ficará como VP da associação. A troca de comando ocorrerá em 1º de janeiro de 2023.
Reconhecida por seu engajamento no ecossistema de startups e fintechs, inclusive pela forte atuação na agenda do Open Finance junto ao Banco Central, Ingrid cofundou em 2018 o Linker, banco digital com foco em PMEs adquirido há um ano pela Omie por R$ 120 milhões.
Antes de partir para sua primeira jornada empreendedora, ao lado dos sócios David Mourão e Daniel Benevides, Ingrid liderou a construção da área PJ da fintech Neon e ainda teve uma rápida passagem pela Foxbit.
Em sua carreira corporativa, ela atuou por mais de nove anos no J.P. Morgan e outros três no Santander, com passagens por áreas como coordenação de operações de crédito, gestão de tesouraria e negociações contratuais relacionadas a operações cross-border de derivativos e empréstimos.
Desde janeiro do ano passado, Ingrid estava como vice-presidente da Abstartups. Antes, ela havia sido também diretora-executiva da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). Ele segue até hoje representando a entidade em uma das cadeiras do Conselho Deliberativo do Open Finance.
Sua eleição, diz ela, é a oportunidade de não apenas continuar o trabalho que vem sendo feito, mas também de dar um “sinal claro” da associação e do mercado que o ecossistema caminha para ter um ambiente mais diverso.
“Ainda temos muitos desafios e projetos pela frente, mas estou muito otimista, porque sei que o Brasil está fazendo um trabalho excelente com relação ao empreendedorismo e ao ecossistema de inovação, que precisa ser continuado e amplamente divulgado no mundo. Agradeço a todos os associados, comunidade, ecossistema e demais atores a confiança e espero responder a altura”, disse Ingrid, em nota.
Leia também:
Swap contrata ex-Nubank como líder de diversidade e inclusão
Santander contrata ex-CEO do Next
Banco BS2 traz ex-XP e Itaú para reforçar quadro de executivos