Realmente, o 2023 das demissões nas startups brasileiras começou oficialmente. Depois da Rock Content fazer seus cortes ontem (11) e também a Partyou, a insurtech Pier, de seguros para veículos e celulares, anunciou hoje o seu ‘passaralho’. E segundo informações divulgadas nas redes sociais, os cortes foram significativos: cerca de 111 pessoas foram dispensadas, o que equivale a aproximadamente 39% do quadro de funcionários da companhia.
A notícia foi divulgada inicialmente pelo perfil de LinkedIn Product Guru’s, que acompanha o cenário de layoffs e auxilia na recolocação de profissionais no mercado. Inclusive, uma planilha com os nomes dos demitidos já está em construção, e cerca de 43 nomes já foram cadastrados.
De acordo com o que a reportagem do Startups — portal parceiro do Finsiders — conseguiu ver na planilha colaborativa, os cortes atingiram áreas diversas na insurtech, de times de tecnologia a RH e vendas, entre outros departamentos.
As demissões na Pier chegam depois de um ano que a empresa comemorou uma receita de mais de R$ 100 milhões – aliás, o número foi dado pelo próprio CEO da empresa, Igor Mascarenhas, em uma entrevista exclusiva para o Startups em dezembro do ano passado. Na mesma entrevista, ele se orgulhou da marca atual de clientes da companhia – segundo ele, mais de 120 mil.
Apesar de 2022 não ter sido um ano fácil para muitas startups, a Pier começou o ano passado com dinheiro na conta. Em setembro de 2021 a companhia fechou uma segunda captação de R$ 108 milhões (US$ 20 milhões), uma rodada que veio menos de 1 ano depois da companhia captar US$ 14,5 milhões. Na época, a empresa afirmou que o aporte colocaria a marca na “1ª divisão” do mercado de seguros.
A reportagem do Startups entrou em contato com a assessoria da Pier. Em nota, a empresa confirmou a onda de demissões, apesar de não dar detalhes internos sobre o número de demitidos ou áreas afetadas. “A Pier Seguradora esclarece que a reorganização do seu quadro de colaboradores será fundamental para uma nova fase de crescimento da companhia, garantindo sua alta rentabilidade, reduzindo despesas e equilibrando o financiamento entre o curto e longo prazo”, destacou a insurtech em nota.
Além disso, no comunicado a companhia afirmou que os funcionários dispensados têm direito a um pacote extra de assistência, com extensão dos planos de saúde por dois meses; consultoria especializada para recolocação profissional durante três meses; acesso ao Zenklub (plataforma online de saúde emocional) e ao Gympass por dois meses.
*Conteúdo publicado originalmente pelo portal parceiro Startups.
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