O Inter acaba de entrar no Open Finance, com a modalidade de iniciação de pagamentos. Os clientes podem transferir o saldo de outras contas com a mesma titularidade diretamente para a conta do super app.
Segundo a empresa, a funcionalidade já está disponível para 100% da base de clientes por meio da opção “Trazer dinheiro”, na sessão “Open Finance” do aplicativo. Hoje, o Inter tem mais de 22 milhões de clientes.
Para realizar a operação, basta escolher a instituição de débito e informar o valor que deseja transferir. No final, o cliente será redirecionado para o aplicativo do banco de origem do dinheiro apenas para confirmar a transação.
Em nota, o Inter informou que em breve a iniciação de pagamentos também estará disponível para compras no Inter Shop, o marketplace da instituição mineira. No check-out, o usuário poderá selecionar a opção “Pagar com Open Finance”.
“O Open Finance tem um potencial de usabilidade muito interessante”, diz Ray Chalub, COO do Inter, em nota. “Usando a funcionalidade ‘Trazer dinheiro’ no super app do Inter, os clientes podem trazer recursos de outras contas para o Inter e aproveitar todos os benefícios em shopping, viagens e investimentos, por exemplo.”
Open Finance
O Inter se junta a um grupo de 14 instituições aptas a operar o serviço de iniciação de transação de pagamento (ITP), que faz parte da fase 3 do Open Finance. Nesta semana, por exemplo, a XP anunciou que a funcionalidade será liberada aos poucos até atingir os 3,8 milhões de clientes no fim de novembro.
O serviço também começou a ser disponibilizado nas últimas semanas por grandes bancos como Bradesco e Itaú. Players como Banco do Brasil (BB) e Mercado Pago já oferecem essa modalidade. Já o Banco Mercantil do Brasil, com foco no público 50+, passou a permitir quitação de dívidas por meio da iniciação de pagamentos, conforme revelou o Finsiders.
No início do mês passado, o Nubank — um dos principais concorrentes do Inter — também anunciou sua adesão ao Open Finance, mas apenas com a funcionalidade de compartilhamento de dados.
Assim como o banco digital do cartão roxo, o Inter não precisou entrar no Open Finance desde o começo por estar enquadrado no segmento S3. Nesse caso, a participação é obrigatória a partir da fase 3 do sistema.
Finsiders é uma plataforma de conteúdo especializada no ecossistema de fintechs, fundada pelo jornalista Danylo Martins