Lucro da Boa Vista cresce mais de 7x no segundo trimestre

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||” saved_specialty_column_type=”2_3″][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.10″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified”]

O birô de crédito Boa Vista teve lucro líquido ajustado de R$ 31 milhões no segundo trimestre, com crescimento de mais de 7x em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com o trimestre anterior, a alta foi de 19,3%.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado ficou em R$ 77 milhões, com avanço de 49,4%. Já a geração de caixa orgânica (que desconsidera o efeito da aquisição da Acordo Certo) cresceu 62,7%, para R$ 83,9 milhões. Os resultados foram divulgados pela empresa nesta segunda-feira (16).

A receita líquida cresceu 31,1%, para R$ 181,6 milhões, na mesma base de comparação. Na vertical de “serviços para decisão”, a receita somou R$ 154,85 milhões, com alta de 38,8%. Já na vertical de “serviços de recuperação”, a receita recuou 0,7%, para R$ 26,79 milhões.

De forma orgânica (sem os resultados da Acordo Certo), a receita líquida total cresceu 27% ano contra ano e 10,7% contra o trimestre anterior, impulsionada pelo incremento de contratos para a utilização de soluções analíticas nos serviços para decisão e pela boa performance digital em serviços de recuperação. 

Os custos e despesas operacionais saltaram 19,3% em relação ao segundo trimestre de 2020, para R$ 152,2 milhões. De forma orgânica (ou seja, desconsiderando os efeitos das aquisições), o indicador registrou alta de 5,6% ano contra ano. 

“Seguimos confiantes em nossa estratégia de impulsionar o desenvolvimento do mercado de soluções analíticas, maximizar os resultados de nossos clientes e promover o melhor ambiente de crédito possível aos brasileiros. pavimentando uma avenida de crescimento por meio da inovação e proximidade com nossos clientes e stakeholders”, disse Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista, em comunicado.

Desde seu IPO, em setembro do ano passado, a Boa Vista vem fazendo aquisições. No fim de 2020, anunciou a compra de 100% da fintech de renegociação de dívidas Acordo Certo, num deal que pode chegar a R$ 100,6 milhões após a conclusão da operação, conforme cumprimento de metas e outras condições.

Em março, a empresa divulgou a aquisição — concluída recentemente — da Konduto, empresa de soluções antifraude, numa operação de de R$ 172 milhões.

“Temos trabalhado para ter mais aquisições este ano. Temos condições de fazer mais outras três ou quatro, ou algumas maiores. Estamos com algumas em discussão, mas a competição agora está mais selvagem”, disse recentemente Lucas Guedes, vice-presidente de negócios da Boa Vista, em entrevista exclusiva ao Finsiders.

Conhecida como um birô de crédito, a Boa Vista está se transformando numa empresa de analytics. Esse movimento começou a se acelerar a partir do IPO, quando a companhia levantou R$ 2,17 bilhões numa oferta parte primária e parte secundária.

Do montante que foi para o caixa da companhia (aproximadamente R$ 1,25 bilhão), 94% foram destinados para aquisições e o restante para reforçar a capacidade analítica, incluindo principalmente o investimento no Centro de Excelência em Analytics (CEA).

Na época em que conversou com o Finsiders, Guedes disse que em M&A interessam negócios na área de analytics, cobrança e marketig service interessam à empresa. Outras áreas no radar são operações de marketplaces de crédito e plataformas antifraude. A visão é sempre de ter serviços B2B ou B2B2C. “Não queremos emprestar dinheiro”, enfatiza Guedes.

Fundada em 2010, a partir da desmutualização do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a Boa Vista assumiu as operações da Equifax do Brasil em junho de 2011. Hoje, o negócio tem gestão independente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que atua no negócio por meio do board.

A ação da Boa Vista encerrou o dia cotada a R$ 11,82, queda de 2,31% em relação ao pregão anterior. Hoje, a empresa é avaliada em aproximadamente R$ 6,4 bilhões.

Leia também:

Lucro líquido ajustado da Sinqia mais do que triplica no trimestre

Lucro da CSU bate recorde e receita avança com busca por soluções digitais

Depois de Acordo Certo e Konduto, Boa Vista deve fazer mais aquisições este ano

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Danylo” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Danylo-Martins-Fundador.png” title_text=”Danylo-Martins-Fundador” url=”https://www.linkedin.com/in/danylomartins/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”17px|||||”]

Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]