Fintechs

Mais de dois terços das médias e pequenas empresas pesquisam e contratam crédito online, diz Nuvemshop

Apesar de empreendedores ainda utilizarem canais tradicionais para pedir um empréstimo, como a solicitação presencial (26%), a maioria (68%) utilizou canais online, principalmente aplicativos, para pesquisar e contratar crédito. Esta é uma das conclusões da pesquisa realizada pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce com mais de 100 mil lojas ativas.

Além disso, independentemente de ter ou não feito um empréstimo recentemente, 35% dos empreendedores afirmam que a probabilidade de precisar de dinheiro extra nos próximos seis meses é alta ou muito alta.

“A busca por crédito em canais online mostra não só a digitalização, mas também uma tendência inclusiva e mais democrática, possibilitando uma pesquisa mais prática para os lojistas e um acesso facilitado por sites e aplicativos. Além disso, a experiência se torna mais agradável para o empreendedor, que não precisa se deslocar para resolver a questão”, afirma Renato Burin, head do Nuvem Pago, meio de pagamento próprio da Nuvemshop.

O levantamento aponta, ainda, que são quatro os principais motivos que levam as pequenas e médias empresas que vendem online a buscarem crédito: ter capital de giro (29%); aquisição e/ou reposição de estoque (26%); investimento em marketing (14%) e reformar ou ampliar a estrutura do negócio (12%). Para 8% dos empreendedores, a tomada de crédito foi realizada para refinanciamento de dívidas.

A pesquisa foi realizada com uma amostra das pequenas e médias empresas brasileiras que fazem parte da base de lojistas da plataforma Nuvemshop.