Com pouco mais de um ano de operação, a BEE4, mercado para negociação de ações tokenizadas de PMEs, conquistou as primeiras duas corretoras: a Itaú e a Genial Investimentos. As instituições devem iniciar a distribuição de IPOs nos próximos meses, com estratégias diferentes: enquanto a primeira vai focar no segmento private, a segunda vai de varejo. O mercado de acesso vai viabilizar a listagem de mais empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões.
Com as duas primeiras corretoras, a Beegin, plataforma que foi autorizada pela CVM a atuar como primeiro intermediário conectado, terá sua carteira de clientes migrada para a Genial Investimentos. “Os clientes já estão sendo comunicados da mudança, com todas as orientações para que continuem acessando o mercado da BEE4 normalmente. A Beegin segue responsável pela estruturação das ofertas públicas, mas logo terá uma nova marca, a BEE4 IPO”, acrescenta Stille.
“A Itaú Digital Assets vem dando passos audaciosos para se tornar um dos principais players locais de custódia digital e desenvolver o mercado de criptoativos, a Genial Investimentos é tradicionalmente um early adopter de soluções financeiras e tecnologias disruptivas, e ambos são participantes no piloto do DREX do Banco Central do Brasil (BC). Isso tudo é fundamental para nós, uma vez que parte do projeto é que essas instituições passem a integrar a rede DLT da BEE4”, diz Patricia Stille, CEO da BEE4.
“O projeto é mais um avanço estratégico da Itaú Digital Assets no mercado de tokenização brasileiro”, afirma Guto Antunes, head da Itaú Digital Assets. Para Bruno Bandiera, Banker de Digital Assets e inovação da Genial, o modelo de plataforma aberta permite à corretora introduzir a BEE4 tanto para viabilizar a abertura de capital de empresas, quanto para permitir mais uma alternativa para investidores.
Para Caio Azevedo, Sócio e Diretor Comercial da BEE4, a entrada das corretoras será um ‘game changer’ para a BEE4. “Aumentando o número de empresas listadas, casas de research passam a cobrir nossos ativos, o ganho de visibilidade atrai mais investidores e mecanismos de market making gradualmente se tornam viáveis”, acredita o executivo.