A combinação entre benefícios flexíveis e vantagens exclusivas, como serviços voltados à saúde, descontos em rede de farmácias, assistência funeral e clube de descontos para grandes marcas, é a aposta da Alymente para crescer no cada vez mais competitivo mercado de benefícios. A estratégia vem dando resultado e hoje a startup já tem uma base com mais de 200 CNPJs e atende desde empresas com cinco colaboradores até companhias com milhares de funcionários.
Para se diferenciar, a Alymente construiu uma plataforma em que o RH das organizações consegue personalizar os benefícios de seus funcionários, fazer a recarga dos cartões pelo próprio sistema, assim como visualizar um conjunto completo de dados em um dashboard de people analytics — sempre, claro, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
“Nosso produto é um ‘taylor-made de prateleira’. Conseguimos oferecer uma solução que funcione para o estagiário ao pai de família, ou seja, um produto que se adapte às necessidades de cada colaborador”, explica André Purri, CEO e cofundador da Alymente. “Damos muito mais autonomia para o RH, onde ele consegue fazer e resolver tudo de maneira rápida, prática e totalmente autônoma através de nosso portal, como por exemplo: cadastrar colaborador, solicitar cartão, resgatar saldo, ativar ou desativar segmentos, fazer campanhas de incentivo, premiações e muito mais.”
Para os funcionários das empresas, contar com a solução da Alymente significa ter num só cartão com a bandeira Mastercard todos os seus benefícios e poder utilizá-los em mais de 8 segmentos diferentes (alimentação, refeição, mobilidade, bem-estar, entretenimento, educação, academia e saúde), conforme as regras definidas pelo empregador.
O colaborador pode, ainda, fazer o pagamento de boletos, acessar uma solução de reembolso já integrada ao app, além de um conjunto de vantagens adicionais, como serviço de telemedicina (em parceria com a Vibe Saúde), desconto em medicamentos (fruto de parceria com a Pague Menos), assistência funeral (com a Memorial International), acesso ao clube de descontos com grandes marcas, assim como condições exclusivas na rede de mais de 2 mil academias da Totalpass.
“A ideia é oferecer uma experiência completa para o colaborador, onde ele consiga expressar sua individualidade e fazer seu dinheiro render mais ”, diz André.
A estratégia da Alymente tem explicação. Isso porque a flexibilidade no mundo dos benefícios é um desejo cada vez mais presente entre os funcionários de empresas em todo o globo, inclusive no Brasil.
Pesquisa feita no ano passado pela empresa de recrutamento Robert Half mostra que 9 entre 10 (92,6%) colaboradores gostariam de poder escolher os benefícios de acordo com suas necessidades. Mas a realidade é que 89,3% não têm esse poder de escolha em sua empresa atual.
“Oferecer um benefício que se adequa à realidade daquele funcionário é um diferencial competitivo. E é uma poderosa ferramenta de atração e retenção de talentos para as empresas”, aponta André, citando que a própria experiência do usuário na plataforma da Alymente vem sendo aprimorada a partir da escuta dos clientes. “Fazemos processos de discovery, feedbacks mensais com clientes para saber como está a experiência e como conseguimos melhorar o produto.”
Parceria
Esse mesmo processo de escuta, aliado à construção em conjunto com o cliente, foi decisivo para a Alymente escolher seu parceiro em toda a infraestrutura de pagamentos e processamento das transações. “Integrar diretamente com a bandeira [Mastercard] ia aumentar a complexidade, e não é o core do nosso negócio. Foi quando conhecemos a Swap e fomos montando juntos o produto com a nossa cara”, conta o empreendedor.
Essa abordagem próxima ao cliente é um dos principais diferenciais da Swap, a primeira e única plataforma de banking as a service (BaaS) especializada em segmentos como o de benefícios flexíveis, com sua solução Multiflex. “O fato do nosso serviço ser muito modular faz com que os clientes tenham a solução que precisam no momento em que precisam”, explica Ury Rappaport, cofundador da Swap.
A ‘fábrica de fintechs’ — como a Swap é conhecida no mercado — construiu uma plataforma moderna, ágil, flexível e na nuvem, que oferece toda a infraestrutura que uma empresa precisa para oferecer benefícios flexíveis, tendo um aplicativo white- label, uma funcionalidade inédita de multi-saldos. Tudo num só cartão com bandeira Mastercard.
“A gente consegue viabilizar, ao mesmo tempo, uma plataforma bem completa para esse segmento [benefícios flexíveis], mas também bastante modular, e isso acontece pela maneira como nossas APIs foram montadas”, afirma Ury. “Ter um parceiro próximo que te ajuda, escuta e vem para pegar feedbacks é essencial para continuar melhorando e se diferenciando dos concorrentes”, complementa André, da Alymente.
Conheça a solução da Swap