Nove das 20 startups que mais contrataram, promoveram engajamento, atraíram talentos e cresceram em 2023 são fintechs, segundo o LinkedIn. A sexta edição da lista Top Startups, que reconhece as vinte empresas que mais se destacaram no último ano no Brasil, com base em análises de dados exclusivos da plataforma, inclui C6, Caju, Flash, Cora, Conta Simples, Marvin, Dr.Cash, Kanastra e Swap.
“Apesar dos muitos desafios impostos durante o último ano, incluindo demissões em massa e quedas significativas no financiamento de capital de risco, essas empresas conseguiram se adaptar e inovar, gerando oportunidades em setores emergentes”, diz o LinkedIn em nota. As fintechs continuam como foco dos investimentos no Brasil, e o setor teve o único unicórnio do ano, a Pismo.
- C6 Bank – banco digital
- Caju – serviços financeiros
- Flash – serviços financeiros
- Gringo – serviços e consultoria de TI
- Cora – serviços financeiros
- Conta Simples – serviços financeiros
- Marvin – serviços financeiros
- Faster – serviços de design
- Dr.Cash – serviços financeiros
- Sallve – produtos de higiene pessoal
- Kanastra – serviços financeiros
- Seazone – setor imobiliário
- Môre – consultoria e serviços empresariais
- Cayena – serviços e consultoria de TI
- Swap – serviços financeiros
- Onfly – serviços e consultoria de TI
- Sami – hospitais e atendimento à saúde
- Kiwify – tecnologia, informação e internet
- Leve Saúde – saúde, bem-estar e educação fisíca
- Skeelo – entretenimento
Metodologia
Para se qualificarem, as empresas devem ser privadas e independentes, ter 50 (ou mais) funcionários(as), ter 5 (ou menos) anos desde a fundação e serem sediadas no país da lista em que aparecem.
O LinkedIn explica que avalia as startups com base em quatro pilares: crescimento no número de funcionários(as), engajamento, interesse por vagas e atração dos melhores talentos. O crescimento no número de funcionários(as) é o aumento percentual ao longo de um ano, que deve ser de no mínimo 10%. O engajamento avalia o número de seguidores(as) e as visualizações da LinkedIn Page da empresa por usuários(as) que não são funcionários(as), além das visualizações dos perfis de funcionários(as) por pessoas que não trabalham na startup.
O interesse por vagas está relacionado à taxa de visualizações e às candidaturas que a empresa recebe, incluindo anúncios de vaga (pagos ou não). A atração dos melhores talentos avalia o número de pessoas que a startup recrutou das Top Companies do LinkedIn como porcentagem total de funcionários(as) da startup. Os dados são normalizados entre todas as startups elegíveis. A metodologia foi aplicada de 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2023.