EXPANSÃO ROXA

Nubank supera 100 milhões de clientes, puxado por Brasil e México

No mercado brasileiro, o Nubank se consolidou como uma das maiores instituições financeiras do país

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Nubank acaba de ultrapassar 100 milhões de clientes. O número considera a base do banco digital nos três países onde atua — Brasil (92 milhões), México (7 milhões) e Colômbia (quase 1 milhão). Com isso, a fintech é a primeira plataforma bancária digital fora da Ásia a alcançar esse patamar. O aumento na quantidade de clientes foi puxado pelas operações no Brasil e no México.

Por aqui, a base passou de 87,8 milhões de clientes no fim de 2023 para 92 milhões agora, uma semana antes da divulgação do balanço do primeiro trimestre de 2024. Já em território mexicano, o público saiu de 5,2 milhões para 7 milhões. Na Colômbia, local de origem do fundador David Vélez e onde o Nubank anunciou a conta no início do ano, a base ainda não chegou a 1 milhão de clientes.

No mercado brasileiro, o Nubank se consolidou como o maior banco digital e também figura como uma das grandes instituições financeiras do país. De acordo com os dados mais recentes do Banco Central, referentes ao primeiro trimestre deste ano, o player com a maior base é a Caixa Econômica Federal (151,9 milhões de clientes). Em seguida, vêm Bradesco (106,5 milhões) e Itaú Unibanco (100,6 milhões). 

O levantamento do órgão considera as bases conjugadas do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). Importante lembrar que as informações vão até o fim de março deste ano. Ou seja, é possível que o número de clientes dos ‘bancões’ tenha mudado, para cima ou para baixo. 

Em nota, o fundador e CEO do Nubank, David Vélez, relembra que a instituição alcançou 1 milhão de clientes em cinco anos, desde sua fundação, em 2013. “Em uma década, ultrapassamos 100 milhões, o que é um testemunho da confiança que nossos clientes depositam em nós”, afirma o executivo.

Arriba, México!

Enquanto amplia os produtos para os clientes brasileiros e constrói sua “money platform”, o Nubank elencou o México como principal foco da expansão internacional. Com crescimento acelerado no país, a empresa elevou recentemente o investimento na operação para mais de US$ 1,4 bilhão. 

Em 2023, o Nubank registrou lucro líquido de US$ 1 bilhão. Foi a primeira vez que o banco digital entregou lucro anual para os acionistas. Atualmente, a companhia tem valor de mercado de US$ 57,1 bilhões.