O lucro líquido do Banco Carrefour – que vem se posicionamento no mercado como uma ‘fintail”, ou seja, uma fintech do varejo – registrou lucro líquido de R$ 63 milhões no primeiro trimestre deste ano, 50% menor do que os R$ 127 milhões do mesmo período do ano passado. Já o faturamento cresceu 20%, totalizando R$ 10,8 bilhões, impulsionado pelas contribuições dos cartões de crédito Carrefour e Atacadão e pela retomada de empréstimos pessoais. No período, houve, ainda, uma aceleração na aquisição de novos clientes, com aumento de 34% em comparação ao 1T20. O portfólio de crédito total continuou com sólido desempenho, encerrando o 1T21 em R$ 13,9 bilhões, crescimento de 17,1%.
Segundo o Carrefour, o banco enfrentou uma base de comparação difícil neste trimestre, já que a maior parte da queda na receita (bem como do provisionamento adicional) proveniente da crise do COVID-19 teve início apenas no 2T20, “o que significa que devemos começar a ver números de crescimento mais fortes a partir do próximo trimestre”.
A carteira de crédito aumentou 2,7% e as provisões adicionais atingiram R$ 348 milhões no 1T21 (+11,9%). “O nível de provisões refletiu a aceleração de novas contas com R$ 1,2 bilhão de crédito adicional disponível no 1T21 em relação ao trimestre anterior, o aumento anual de quase R$ 2 bilhões no faturamento e um aumento sequencial de R$ 500 milhões em nossa carteira a ser apropriada como receita (accrual), que carrega maior provisionamento em relação ao portfólio que não gera juros (non-accrual)”.
Para Carlos Mauad, CEO do Banco Carrefour, a proposta da instituição de se posicionar como uma fintail, ou seja, uma empresa que une o lado financeiro ao lado varejista do grupo, permite combinar crescimento e qualidade no ciclo de evolução do negócio. “Queremos mais crescimento, um portfólio de produtos e serviços mais diversos e uma experiência impecável para nossos clientes”, afirmou.
O Banco Carrefour, parte do Grupo Carrefour Brasil, é um dos maiores emissores de cartão de crédito dentro do mercado brasileiro. Atualmente, a instituição conta, além dos Cartões Carrefour e Atacadão, com um portfólio produtos financeiros como empréstimos e seguros, entre outros. Ao todo, são mais de 700 colaboradores do banco e outros mais de três mil profissionais de atendimento e vendas que fazem parte da instituição financeira.