O C6 Bank, banco digital que tem como sócio o norte-americano J.P. Morgan, anunciou que atingiu lucro acumulado de R$ 2 bilhões em novembro. “Vamos superar essa marca até dezembro”, disse Philippe Katz, diretor financeiro do C6, a jornalistas reunidos na sede do banco nesta quinta-feira (28/11), em São Paulo. No primeiro semestre o lucro foi de R$ 969 milhões.
A instituição espera fechar 2024 com uma carteira de crédito de R$ 59 bilhões, crescimento em relação aos R$ 48 bilhões de junho. A alta vem de áreas estratégicas como crédito consignado, que atualmente representa 50% da carteira total. Philippe destacou a importância do mix de crédito com garantia, que hoje constitui 78% da carteira. Além do consignado também atua em crédito imobiliário e veículos. Sobre a inadimplência, a expectativa é de que continue em torno de 3%.
Segundo o diretor, a estratégia do banco digital para 2024 será pautada por um crescimento sustentável, mantendo a qualidade do portfólio. “Estamos consolidando nossa posição com foco na diversificação e no fortalecimento das áreas de negócios. A estratégia é equilibrar crescimento e controle de riscos para garantir rentabilidade e solidez no longo prazo”, afirmou.
Além disso, a expectativa é de que a margem financeira continue em alta, apoiada por iniciativas internas de eficiência operacional e inovação tecnológica, como a integração de inteligência artificial em processos críticos. O banco também espera alavancar seus resultados com o aumento da principalidade dos clientes, incentivando o uso de múltiplos serviços e produtos financeiros.
Assistente inteligente
Durante o evento, o C6 não deu spoiler só dos números financeiros. O banco revelou ainda que a partir de segunda-feira, 2/12, começa a habilitar para seus 35 milhões de clientes o C6 Assistant. A nova ferramenta é uma solução de IA generativa que promete simplificar as transações bancárias. Gustavo Torres, responsável pela área de inovação e experiência do banco, acredita que a novidade será “um divisor de águas na interação entre clientes e serviços financeiros.”
O C6 Assistant estará disponível no aplicativo do banco e permitirá a realização de Pix, pagamentos de boletos e outras transações a partir de comandos simples, como “Pix de 100 para Marina”. A IA também é capaz de reconhecer informações de pagamento em fotos, arquivos ou textos copiados, integrando de forma fluida o ecossistema digital dos usuários com o app do banco.
“Estamos encurtando a distância entre o banco e os aplicativos que as pessoas mais utilizam. Seja via WhatsApp, e-mail ou redes sociais, o cliente pode compartilhar dados diretamente com o assistente, que processa as informações de forma segura e ágil”, explicou Gustavo.
Nos próximos meses, o banco planeja expandir as capacidades do assistente, incluindo funcionalidades voltadas para investimentos, para categorização dos gastos e e agendamento de pagamentos. Também vai ser possível dar comando de voz.