A Sinqia acaba de fazer outro movimento com seu Corporate Venture Capital (CVC). O Torq Ventures, como é o chamado o programa de CVC da companhia, anunciou um investimento de R$ 1,5 milhão na CashWay, empresa catarinense que opera com banking as a service (BaaS).
O aporte, que representa uma fatia minoritária no negócio, compõe uma rodada total de R$ 5 milhões na startup, que atende mais de 40 clientes com foco em cooperativas, SCDs, SCFIs e SCMs. No primeiro semestre, o volume de negócios da empresa cresceu 63% em comparação com igual intervalo de 2020.
Em comunicado ao mercado, a Sinqia diz que tem quatro objetivos com esse investimento: reforçar sua estratégia de BaaS; se posicionar no mercado de soluções para cooperativas de crédito; explorar sinergias comerciais entre os negócios; e explorar sinergias técnicas.
O cheque para a CashWay foi o segundo investimento direto feito pelo Torq Ventures, lançado oficialmente em janeiro. Em julho, a Sinqia anunciou um aporte de R$ 15 milhões na Celcoin.
O Torq Ventures também vem firmando acordos com alguns fundos de Venture Capital. Depois de Astella e Parallax, agora a empresa se tornou cotista do Canary que (você deve ter lido) acabou de lançar seu terceiro fundo, com foco no ‘early-stage’.
A estratégia de M&A da Sinqia tem sido recheada de operações nos últimos meses, não apenas via Torq Ventures. No fim de outubro, a empresa comprou a QuiteJá e entrou no segmento de renegociação de dívidas, conforme você leu em primeira mão no Finsiders.
Em julho, a empresa fechou a compra da divisão de administração de previdência da Mercer Brasil por R$ 35 milhões. Em março, divulgou duas aquisições de uma vez: a Simply, especialista em soluções para automação de processos, como onboarding; e FEPWeb, que tem soluções para formalização de transações digitais.
No terceiro trimestre, a Sinqia teve lucro líquido ajustado de R$ 11,1 milhões, mais do que o dobro na comparação anual. O resultado teve contribuição de uma expansão de R$ 2,1 milhões no próprio lucro líquido, mas também um aumento de R$ 3,6 milhões na amortização do intangível das aquisições, uma despesa sem efeito caixa.
O Ebitda ajustado ficou em R$ 16,6 milhões, alta de 88% na mesma base de comparação. Já a receita líquida teve recorde de R$ 92,1 milhões no período de julho a setembro, com incremento de 74,5% em relação a igual intervalo de 2020.
A empresa fechou o trimestre com 493 clientes, mais do que dobro ano contra ano. Ante o segundo trimestre, a companhia perdeu quatro clientes de pequeno porte. Segundo a Sinqia, isso de deu em função, sobretudo, do encerramento das atividades desses negócios.
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