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A partir de agora, usuários do WhatsApp podem transferir e receber dinheiro de forma instantânea por meio do aplicativo. O serviço de pagamentos via app começou a ser disponibilizado aos brasileiros, para clientes de cartões de débito e pré-pago de, com as bandeiras Visa e Mastercard, de nove instituições. São elas: Nubank, Mercado Pago, Inter, next (banco digital do Bradesco), Sicredi e sua conta digital (Woop), além de três dos cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco). A solução é habilitada pelo Facebook Pay e é processada pelo Facebook Pagamentos (entidade autorizada pelo Banco Central) e Cielo.
Redes sociais e setor financeiro
O anúncio foi feito após o Banco Central do Brasil conceder a licença oficial de Iniciador de Pagamento ao Facebook Pagamentos do Brasil Ltda. No mês passado, Roberto Campos Neto, presidente do BC, declarou durante o Fintouch que há um crescimento na interação entre mídias sociais e serviços financeiros. “Em pagamentos, vemos isso muito claro, com convergência de pagamentos e conteúdo. Recentemente, aprovamos o WhatsApp Pay. Isso é indutor de grande produção de dados, com análise de dados para fornecer melhores produtos, lembrando que serviço financeiro é baseado em assimetria de informação”, declarou durante o evento.
Afinal, por se tratar de uma rede social, a dúvida sobre a segurança da informação é uma das preocupações do Banco Central e das instituições financeiras. As transferências realizadas no WhatsApp são protegidas por camadas de segurança. Além da própria proteção do aplicativo, as instituições contarão com seus próprios atributos de segurança para seus clientes, como a utilização de tokens. Os tokens auxiliarão na redução de chance de fraude, podendo ser emitidos novamente caso o dispositivo cadastrado sofra perda ou roubo. As transferências contam com várias camadas de proteção, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria do dispositivo, e são processadas com segurança.
Segundo uma pesquisa recente da Visa realizado pela Morning Consult, segurança e privacidade são fatores críticos para o consumidor ao enviar dinheiro a amigos e familiares. Cerca de 98% dos adultos usam o WhatsApp diariamente, e a nova funcionalidade no app poderia ser significativa para o futuro dos pagamentos no Brasil. Os portadores de cartões Visa se mostraram especialmente interessados em fazer transferências no WhatsApp: 79% dos pesquisados demonstraram interesse em usar o app para transferências rápidas entre pessoas.
Para a agência de rating Moody’s, o WhatsApp Pay terá impacto negativo para o rating dos bancos. Na visão da agência, além das transferências, outros serviços financeiros podem acabar sendo viabilizados por meio do app de mensagens. “A nova plataforma também permitirá que o Facebook monitore as transferências de dinheiro ao longo do tempo, provavelmente dando à big tech a oportunidade de alavancar outros serviços financeiros além dos pagamentos”, escreveu a Moody’s em comentário ao mercado, publicado pelo Estadão.
Veja o que cada instituição disse sobre o WhatsApp Pay:
“Estamos entusiasmados com a disponibilidade desse recurso. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro com segurança não poderia ser mais importante neste momento, pois não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também ajuda os entes queridos a se manterem conectados, amplia o acesso a serviços financeiros e permite que mais pessoas participem da economia digital”, conta Matt Idema, chief operating officer (COO) do WhatsApp.
“Inovar com foco na experiência do cliente é nossa prioridade. Os clientes do Banco do Brasil já podiam utilizar o WhatsApp para realizar várias transações bancárias. O próximo passo era oferecer uma solução de envio e recebimento de dinheiro pelo próprio aplicativo. Com o cadastro do Ourocard Visa no Facebook Pay, os clientes poderão fazer transferências diretamente na conversa no WhatsApp. Essa solução, além de cômoda e prática, é muito segura”, afirma Edson Costa, diretor de meios de pagamento e serviços do Banco do Brasil (BB).
Para Marcos Valério Tescarolo, diretor do Bradesco Cartões, “o Bradesco busca sempre oferecer soluções seguras, inovadoras e que tragam facilidade pensando no cliente no centro de tudo para o banco. O recurso de pagamentos no Whatsapp, tão presente no dia a dia dos brasileiros, reforça ainda mais este compromisso e acelera o processo de digitalização democrática dos meios de pagamento no qual o Bradesco está presente. Agora os clientes têm mais uma opção para transferir dinheiro para seus amigos e familiares”.
“O objetivo do Inter é simplificar todos os aspectos da vida diária, onde os pagamentos desempenham um papel importante. Acreditamos em maneiras fáceis e seguras de fornecer soluções de pagamentos para nossos clientes e usar o WhatsApp para fazer isso é uma ótima experiência do usuário”, diz Ray Chalub, COO do Inter.
“O mundo digital pede novas soluções, e o cliente Itaú também. A parceria com o WhatsApp complementa nossas opções de pagamentos digitais, em um dos canais com maior frequência de uso dos nossos clientes, e fortalece nosso compromisso em inovar e entregar o que há de mais atual no mercado de meios de pagamento, com conveniência e segurança”, diz Rubens Fogli, diretor do Itaú Unibanco.
“Unimos forças com a Visa para permitir que milhões de brasileiros tenham acesso à plataforma de pagamentos do WhatsApp por meio da conta Mercado Pago e do nosso cartão Visa, duas soluções gratuitas e completas. Como uma das primeiras fintechs a fazer parte deste projeto, nos comprometemos a seguir fomentando serviços financeiros e de pagamentos simples, seguros e sem burocracia”, explica Heloisa Ifanger, head de conta digital do Mercado Pago.
“O Nubank sempre acreditou que era possível reduzir a complexidade da vida das pessoas. Usando tecnologia, reduzimos as barreiras que deixavam milhões de brasileiros sem acesso a serviços financeiros. Com a parceria, nossos clientes terão mais uma opção para fazer pagamentos com a mesma facilidade com que falam com amigos e sem pagar nada a mais por isso “, diz Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.
“Esta é mais uma solução que gera conveniência aos nossos mais de cinco milhões de associados, pois o WhatsApp é um aplicativo já muito presente no dia a dia das pessoas e agora agrega também o recurso de transferências de uma forma simples e segura”, comenta Gisele Rodrigues, superintendente de soluções de pagamento do Sicredi.
(Victoria Roberta, com supervisão de Danylo Martins)
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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.
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