A Wise vem transformando a forma de movimentar dinheiro pelo mundo, tornando as transferências internacionais mais simples, baratas e justas. Entre suas soluções está a Wise Platform, que leva a experiência e a infraestrutura da empresa para bancos, fintechs e instituições financeiras que querem oferecer a seus clientes a opção de envio de recursos para outros países, gerando valor para seus negócios.
Conforme explica Pedro Barreiro, líder de Parcerias Bancárias e Expansão da Wise no Brasil, o objetivo da Wise Platform é fornecer aos clientes o acesso a transações transfronteiriças baratas, transparentes, convenientes e instantâneas por meio de tecnologia e infraestrutura construídas pela Wise. Em outras palavras, com a solução, é possível integrar os serviços de transferências internacionais diretamente em suas plataformas. “O compromisso da Wise em gerar novas parcerias e desenvolver as existentes nos aproxima da nossa missão de eliminar as fronteiras do dinheiro”, aponta Barreiro.
A estratégia acompanha um movimento global conhecido como ‘embedded finance’, que deverá movimentar cerca de US$ 7,2 trilhões até 2030, conforme projeções. No Brasil, essa tendência poderá gerar uma receita adicional de cerca de R$ 24 bilhões até 2026 para os setores de varejo, bens de consumo e outros serviços que, juntos, movimentam mais de 35% do PIB brasileiro, de acordo com uma estimativa feita pela consultoria Deloitte.
Rápida, conveniente e acessível
No caso da Wise Platform, por meio de uma solução white-label com integração via API, bancos, fintechs e instituições financeiras de maneira geral podem oferecer aos seus clientes, pela sua plataforma, acesso à infraestrutura global de pagamentos desenvolvida pela Wise há mais de uma década e utilizada por mais de 15 milhões de consumidores e empresas.
A solução compõe o extenso portfólio da Wise pensado em atingir a missão da empresa de fazer o dinheiro se movimentar globalmente de maneira instantânea, transparente e justa – sem que isso, necessariamente, signifique que todo o fluxo de transferências internacionais deva ser realizado pelo site ou aplicativo da fintech.
Tanto é que a Wise Platform oferece cobertura para o SWIFT. “Acreditamos que nossa infraestrutura pode aprimorar a experiência de quem precisa mover dinheiro internacionalmente, e a Wise Platform é uma opção para contribuir com a nossa missão além da nossa operação”, destaca Barreiro.
“Com a Wise Platform, os clientes dos nossos parceiros usufruem de um serviço conveniente, barato e ágil. Além disso, os usuários podem ver todos os valores de sua transferência internacional de maneira simples e transparente, evitando gastos com tarifas extras”, explica Barreiro.
Na prática, a solução faz com que as empresas não precisem se preocupar com a construção de uma tecnologia própria de pagamentos internacionais. Ou seja, ao utilizar a plataforma Wise, os parceiros reduzem custos operacionais e liberam, assim, recursos para serem investidos em inovação e desenvolvimento de produtos, por exemplo.
“Com isso, as empresas ganham agilidade em inovar e podem atender, reter e aumentar sua base de clientes ao oferecer um serviço com a qualidade global da Wise”, comenta Barreiro. “Para os bancos, por exemplo, ao integrar a Wise Platform, seus clientes passam a acessar nosso serviço diretamente por meio de seu aplicativo, na mesma experiência e conveniência que seus clientes já estão acostumados.”
Além de economizar tempo e custo de desenvolvimento, a plataforma é rápida, conveniente e acessível. Metade das transferências entre países realizadas pela Wise, por exemplo, são instantâneas — levam menos de 20 segundos. Com a Wise Platform, as empresas permitem aos seus clientes enviar e receber em mais de 50 moedas diretamente em seu aplicativo, além de poder oferecer a conta em dólar e um cartão internacional bandeira Visa.
Crescimento acelerado
Não à toa, o crescimento da Wise Platform mundo afora é substancial. No ano passado, foram lançadas 15 novas parcerias em quatro novos mercados. Atualmente, a solução é utilizada por mais de 60 companhias globalmente, e 10 milhões de clientes tiveram acesso aos serviços de pagamentos internacionais rápidos, baratos e convenientes da Wise em 2022. Na lista de parceiros, constam nomes como Google Pay, Brex, Deel, Monzo, Tiger Brokers, entre outros.
Naturalmente, um dos grandes focos da fintech no Brasil é acelerar o crescimento da Wise Platform, em mais um movimento para reforçar sua presença local. O país é um dos cinco mercados com maior potencial de crescimento para a companhia, que vem ampliando a oferta de produtos e serviços para os clientes brasileiros. Em dezembro de 2021, por exemplo, lançou seu cartão de débito internacional, que já foi emitido para quase meio milhão de clientes no país.
Conheça a solução da Wise