Na disputa com a Mastercard, a Visa levou a melhor. A bandeira norte-americana acaba de anunciar a compra, por US$ 1 bilhão em dinheiro, da techfin brasileira Pismo, plataforma de processamento de serviços bancários, emissão de cartões e infraestrutura de mercado financeiro.
Em comunicado divulgado agora há pouco, a Visa informa que, com a aquisição, estará posicionada para oferecer aos clientes soluções de processamento bancário e de emissão para cartões de débito, pré-pago, crédito e empresariais por meio de APIs nativas em nuvem.
Além disso, a plataforma da Pismo também permitirá que a Visa ofereça suporte e conectividade para trilhas de pagamentos emergentes, como o Pix no Brasil, para instituições financeiras clientes.
“Por meio da aquisição da Pismo, a Visa pode servir melhor nossos clientes instituições financeiras e fintechs com soluções bancárias e de emissão diferenciadas que eles podem oferecer aos seus clientes finais”, afirma Jack Forestell, líder global de produtos e estratégia da Visa, no comunicado.
Também no texto, o fundador e CEO da Pismo, Ricardo Josua, diz que a Visa fornece “apoio incomparável” para a techfin expandir sua presença globalmente — hoje tem operações na América Latina, Ásia Pacífico e Europa –, assim como ajuda a moldar uma nova era de pagamentos e serviços bancários.
“Na Pismo, nosso objetivo é permitir que os clientes lancem pagamentos e produtos bancários em uma plataforma única nativa da nuvem, independentemente dos trilhos, geografias ou moedas”, diz o executivo.
Pelo acordo anunciado hoje, a Pismo irá manter seu atual time de gestão. A transação está sujeita a aprovações regulatórias e tem previsão de ser concluída ao final deste ano.
Trajetória
Fundada em 2016 por ex-executivos da Conductor — hoje Dock e que chegou a ser investida pela Visa, em 2018 –, a Pismo se coloca como “a próxima geração de tecnologia para serviços bancários e cartões”. A empresa oferece uma plataforma em nuvem e baseada em APIs que movimenta US$ 208 bilhões em transações por ano, de acordo com informações em seu site.
No mercado brasileiro, a carteira de clientes da empresa inclui grandes players do setor financeiro, como Itaú Unibanco e BTG+ (do BTG Pactual), o neobank alemão N26 e também uma de suas investidoras, a B3. Recentemente, o Citi divulgou que adotou a plataforma da techfin para seus clientes corporativos no mundo todo.
Com investidores do calibre de Amazon e Softbank, a Pismo levantou US$ 118 milhões ao longo de sua história. Na última captação, anunciada em outubro de 2021, recebeu um cheque de US$ 108 milhões liderado por Amazon, Softbank Latin American Fund e Accel Partners, com participação de Falabella Ventures, PruVen, além de Redpoint eventures, B3 e Headline.
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