O Visa Ventures, braço de investimentos corporativos da Visa, acaba de anunciar um fundo de US$ 100 milhões com foco em inteligência artificial (IA) generativa. O objetivo, então, é investir na próxima geração de companhias que tenham no core IA e aplicações de impacto no futuro do comércio e meios de pagamento.
“Embora grande parte da IA generativa até agora tenha se concentrado em tarefas e na criação de conteúdo, essa tecnologia em breve não apenas remodelará a forma como vivemos e trabalhamos. Mas também mudará significativamente o comércio de maneiras que precisamos entender”, afirmou Jack Forestell, chief product and strategy officer da Visa.
Boom da IA generativa
Desde 2007, o Visa Ventures vem investindo em companhias que inovam em meios de pagamento e comércio. “Com o potencial da IA generativa para ser uma das tecnologias mais transformadoras do nosso tempo, estamos entusiasmados em expandir nosso foco para investir em algumas das startups apoiadas por capital de risco mais inovadoras e disruptivas”, disse David Rolf, head da iniciativa.
A movimentação da Visa ocorre num momento em que as ‘big techs’ buscam avançar na corrida da IA generativa. Na semana passada, por exemplo, a Amazon anunciou que investirá na Anthropic, rival da OpenIA.
Saiba mais:
Visa compra Pismo por US$ 1 bilhão
Na Monest, a MIA dá uma “mãozinha” na renegociação de dívidas