
Por Joรฃo Paulo Fiuza*, exclusivo para o Finsiders
O crescimento expressivo do nรบmero de fintechs evidencia duas vertentes: muita demanda de um lado e muitas boas ideias e soluรงรตes prรกticas do outro.
Entretanto, a relaรงรฃo cliente x empresa de serviรงo financeiro digital ainda tem muitos desejos para serem atendidos em ambas as partes, demanda que apenas poderรก ser avaliada qualitativamente em longo prazo, que รฉ quando a percepรงรฃo de valor dessa relaรงรฃo realmente se perpetua ou nรฃo.
Quando empresas desse segmento, em especial as que sรฃo focadas no mercado de crรฉdito PJ โ e que abordo aqui โ, se veem na condiรงรฃo de contribuir para a economia girar, alavancar resultados financeiros de diferentes negรณcios e fortalecer tantos setores brasileiros, muitas podem se dar por โsatisfeitasโ.
Entretanto, para perpetuar รฉ preciso mais que isso. ร preciso gerar impacto positivo na vida das pessoas. Impacto real, que vai alรฉm da abordagem institucional e comercial.
Trata-se de ir alรฉm do crรฉdito empresarial. Isso porque quando os serviรงos sรฃo confiados pelos clientes, surge o primeiro desafio da perpetuidade, que รฉ impulsionar a expansรฃo de negรณcios de diferentes portes e segmentos, jรก que PMEs sรฃo o grande โmotorโ e foco das fintechs.
Esse pรบblico estรก cada vez mais aderente ร s vantagens desses novos parceiros financeiros, desde a ampliaรงรฃo de condiรงรตes de acesso ao crรฉdito, atรฉ a possibilidade de melhorarem a traรงรฃo de vendas e outros aspectos estratรฉgicos.
A partir dessa primeira interaรงรฃo, vem o segundo desafio, que รฉ viabilizar recursos financeiros com estratรฉgia para gerar novos negรณcios.
Isso porque essas mesmas empresas, uma vez fortalecidas com capital, podem alavancar e fazer investimentos, as colocando em uma posiรงรฃo mais favorรกvel em relaรงรฃo ร prรณpria concorrรชncia.
Consequentemente, surge o terceiro desafio das fintechs, que รฉ abrir espaรงo para a vantagem competitiva com um fluxo de caixa inteligente, e nรฃo apenas conceder o acesso ao crรฉdito isoladamente.
Eis o quarto desafio: oferecer suporte especializado em finanรงas empresariais, afinal, para alavancar diferentes setores da economia, รฉ necessรกrio contar com especialistas para orientar quais as melhores escolhas fazer e as mais inteligentes decisรตes tomar.
Assim, vamos ao quinto desafio: estimular a educaรงรฃo como fator-chave de crescimento das empresas, pois trata-se da sustentabilidade de um negรณcio e de todos que dele fazem parte.
Buscar informaรงรฃo e aplicรก-la da melhor forma possรญvel รฉ o caminho da perenidade. Educaรงรฃo financeira que transforma! Feliz a fintech que oferece esse impacto positivo aos clientes que atende.
Jรก o sexto desafio รฉ atuar como parceiro financeiro para os clientes irem alรฉm, pois todo empreendedor que tem com quem contar jรก estรก um passo ร frente. A funรงรฃo desse parceiro รฉ trazer mais governanรงa aos negรณcios, solidez, credibilidade, transparรชncia e seguranรงa nas operaรงรตes.
E o sรฉtimo, e รบltimo desafio, porรฉm nรฃo menos importante, รฉ alavancar a confianรงa no ecossistema que faz tudo isso acontecer, ou seja, profissionais da รกrea, clientes, investidores, e demais stakeholders.
As fintechs que cumprirem esses sete desafios estarรฃo mais aptas ร perpetuidade, pois oferecerรฃo mais do que serviรงos financeiros e crรฉdito PJ, e sim oferecerรฃo impacto positivo na vida das pessoas.
*Joรฃo Paulo Fiuza รฉ CEO da One7, plataforma de serviรงos financeiros para micro, pequenas e mรฉdias empresas.
As opiniรตes neste espaรงo refletem a visรฃo dos especialistas e executivos de mercado, e nรฃo a do Finsiders.
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