Larissa Olival*
Nos últimos anos, os aplicativos para fintechs experimentaram um crescimento exponencial em popularidade, impulsionados pela rápida adoção dos consumidores em relação ao gerenciamento digital de suas finanças. Li recentemente que, no Brasil, 45,5% da população prefere bancos digitais. Eles somam em torno de 1 bilhão das contas abertas atualmente. Nesse contexto, surgem tendências interessantes no uso de aplicativos de fintechs, demonstrando que existem oportunidades futuras no setor para os profissionais de marketing.
No último ano, o setor financeiro enfrentou diversos desafios, incluindo a queda das criptomoedas e o consequente período de instabilidade, assim como a desaceleração do mercado de ações. Além disso, a incerteza econômica generalizada e o temor de uma possível recessão também impactaram o setor.
Apesar desses desafios, o relatório mais recente da Adjust, intitulado “2023 Mobile App Trends“, revelou uma série de tendências positivas que refletem o cenário observado em 2022, evidenciando a resiliência dos serviços financeiros móveis. De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 8% nas instalações de aplicativos de fintechs em 2022 na América Latina. O estudo ainda mostra que o app brasileiro “Nubank” é o 7º serviço de finanças mobile mais baixado do mundo, com cerca de 49 milhões de instalações. Enquanto o “Caixa Tem” registrou 38 milhões, ficando em 10º. Essa tendência de crescimento persiste em 2023, com um aumento global de 6% em janeiro em relação ao mesmo período do ano anterior e um impressionante aumento de 13% em relação à média de 2022.
Estes dados se traduzem, para mim, em uma percepção de que mesmo diante de uma compreensível incerteza econômica, as pessoas estão cada vez mais recorrendo aos aplicativos de fintechs para gerenciar seus recursos financeiros.
É fundamental destacar que os usuários também aumentaram seus gastos em aplicativos fintech em 2022, em comparação com 2021. Houve um impressionante aumento de 44% na receita gerada pelas aplicações voltadas a esse setor no período. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelos meses de novembro e dezembro, que registraram um aumento expressivo de 83% e 112%, respectivamente, em relação à média do ano anterior. De fato, dezembro de 2022 se destacou como o mês de maior receita de todos os tempos para os apps de fintechs monitorados pela Adjust.
Com o aumento das instalações e gastos nos aplicativos de fintechs e seus subsegmentos em todas as regiões, é evidente que o ecossistema global desses apps está prosperando. Em geral, estas aplicações conseguiram manter e fidelizar os clientes conquistados durante os anos de 2020 e 2021.
O que podemos esperar para 2023
É previsto um crescimento contínuo nesse setor no próximo ano, especialmente devido ao aumento do custo de vida, que impulsiona o interesse dos consumidores por uma gestão financeira simplificada. Os consumidores continuarão a reconhecer e aproveitar os benefícios oferecidos pelos aplicativos de fintechs, como processos de pagamento simplificados, acesso rápido a financiamentos e ferramentas eficazes de gerenciamento financeiro, entre outros. Este é um momento oportuno para aproveitar esse crescimento e buscar oportunidades de expansão dos aplicativos, visando a retenção de clientes valiosos em 2023.
Para isso, é essencial que os apps de fintechs se concentrem em atrair e reter clientes, oferecendo a melhor experiência possível aos usuários. Os desenvolvedores devem criar recursos complementares à funcionalidade principal do aplicativo, a fim de incentivar um engajamento contínuo, mesmo quando os usuários não estiverem gastando ativamente.
A coleta de feedback por meio de avaliações de aplicativos, solicitações in-app e pesquisas por e-mail desempenham um papel crucial. As equipes de desenvolvimento das aplicações devem aproveitar o que está funcionando bem e realizar melhorias nas áreas que não são tão eficazes. É essencial identificar os pontos críticos na jornada do usuário nas quais há menor engajamento e abordar esses problemas, seja por meio de otimizações diretas ou de comandos estratégicos para obter insights valiosos diretamente dos usuários.
E agora, mais do que nunca, em um momento em que é necessário fazer mais com menos, os desenvolvedores de softwares para o setor de finanças devem aproveitar ao máximo a análise de plataformas para otimizar seus programas e campanhas de marketing. A análise de dados de desempenho é fundamental para obter uma compreensão aprofundada da jornada do usuário e tomar decisões informadas. Sem a análise de aplicativos, os desenvolvedores não podem identificar claramente possíveis problemas em suas ferramentas e/ou campanhas, nem podem encontrar soluções correspondentes de forma eficaz.
Em um mercado competitivo com mais de 2,2 milhões de aplicativos móveis disponíveis na Apple App Store e 2,67 milhões de aplicativos na Google Play Store, os insights obtidos por meio da análise são componentes críticos para o sucesso na conversão, engajamento e retenção de usuários com alto valor vitalício.
* Sales Executive da Adjust