PAGAMENTOS DIGITAIS

Por que os bancos querem ter as próprias carteiras digitais NFC

Hoje as 'wallets' de Google, Apple e Samsung dominam a modalidade, mas futuro aponta para uma diversificação

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Pagamentos | Imagem: Canva

À medida que avançamos em 2025, uma tendência clara desponta no setor financeiro: a crescente busca dos bancos por incluir em seus aplicativos bancários a funcionalidade de pagamento via tecnologia de aproximação (NFC), por meio de suas próprias carteiras digitais. Embora hoje as carteiras de Google, Apple e Samsung dominem o cenário dos pagamentos via celular com cartão digital NFC, o futuro aponta para uma diversificação deste ecossistema. 

A possibilidade de oferecer uma carteira digital NFC própria garante aos bancos um controle mais direto sobre o relacionamento com seus clientes. Atualmente, cada transação realizada passa pelos sistemas dessas grandes empresas de tecnologia, que acabam explorando dados valiosos para suas estratégias de negócio. E é importante ressaltar que os bancos atuam de forma integrada com essas carteiras, em uma parceria que sempre fez sentido para ambas as partes. 

O ponto é que os bancos se deram conta que, com uma solução integrada ao seu próprio app bancário, eles podem manter esse relacionamento dentro de seu próprio ecossistema. Assim, fortalecem a fidelização e dão mais conforto e segurança ao cliente. Mais do que isso, esse movimento pode ampliar as possibilidades de ofertas personalizadas para os clientes usando a carteira como vitrine. Ao acessá-la para fazer suas compras, o consumidor pode ser impactado por publicidade do próprio banco. 

Para os bancos que também são emissores de cartões, os benefícios são ainda mais evidentes. O processo de inclusão do cartão na carteira digital permite o uso antes mesmo da emissão física do cartão, proporcionando uma experiência positiva para o usuário. 

Do ponto de vista do cliente, a conveniência também é um destaque. O uso da carteira digital integrada ao app do banco simplifica a gestão financeira e oferece uma camada extra de segurança. Isso porque seus dados de compras permanecem restritos ao ambiente do banco já conhecido e confiável. Em tempos em que a proteção de dados é uma preocupação crescente, essa é uma vantagem significativa. 

Marcelo Rodrigues/HST | Imagem: divulgação

Importante destacar que essa evolução não significa, evidentemente, que as carteiras de Google e Apple irão perder terreno. Elas continuarão a desempenhar um papel relevante em um mercado que ainda tem muito a crescer, mas é certo que os bancos lutarão por uma participação mais expressiva nesse espaço.  

Como executivo de um fornecedor de tecnologia para segurança nas transações financeiras, observamos um aumento significativo na demanda por soluções de carteiras digitais NFC personalizadas. É, portanto, um sinal claro de que essa transformação já está em curso. 

Práticos, rápidos e seguros, os pagamentos com celular via aproximação tendem a ganhar cada vez mais espaço entre os consumidores. E os bancos estão prontos para participar mais nesta nova fase. 

*Sócio e vice-presidente da HST