Manter um negócio de sucesso em crescimento é um desafio para os empreendedores no mundo todo. E o Brasil, claro, não é diferente. Apesar do talento inegável para criar novas oportunidades, muitos continuam enfrentando enormes ineficiências decorrentes de processos executados manualmente, com produtos e serviços inadequados, burocracia e a falta de dados financeiros e comerciais confiáveis. Essas barreiras, tornam ainda mais difícil a tomada de decisões estratégicas e táticas para direcionar a empresa da melhor maneira. No entanto, com o avanço da tecnologia, este cenário está mudando. O mercado tem sido transformado pela grande gama de soluções que automatizam os processos de gestão financeira.
Dados da pesquisa Transformação Digital para MPMEs, da Microsoft, realizada em novembro de 2022, com 312 líderes e tomadores de decisão de micro, pequenas e médias empresas brasileiras em diversos setores da economia, apontam que 98% dos entrevistados que têm negócios em transformação digital reconhecem o impacto positivo de contar com ferramentas e softwares para o desenvolvimento de seus empreendimentos, especialmente após a corrida para ampliar a adoção de tecnologia nos três últimos anos, processo impulsionado pela pandemia de COVID-19.
Graças ao avanço da transformação digital, hoje é possível economizar muitas horas por mês em tarefas que costumavam ser executadas de maneira quase artesanal, principalmente por meio de planilhas. Além da economia óbvia de tempo, a análise mais eficiente impulsiona o crescimento sustentável das empresas.
Para qualquer companhia, é fundamental ter uma gestão e visibilidade clara da saída de recursos, de forma integrada. Quando o foco está nas iniciativas de pequeno e médio porte, isso pode representar o impulso para um movimento de escalada. Investir em ferramentas que não apenas aprimoram a gestão financeira empresarial, mas também fornecem insights para uma previsão mais precisa do cenário, pode capacitar as empresas a direcionar recursos para as iniciativas que maximizam as vendas e a rentabilidade do negócio.
O Brasil conta com um mercado com forte demanda e potencial, mas existe a necessidade de avançar em pautas que apoiem o setor e reduzam a burocracia na gestão de empresas de todos os tamanhos, principalmente as PMEs, que, embora representem cerca de 99% das empresas no Brasil, ainda contribuem com menos de 30% para o PIB (Produto Interno Bruto). Em países mais desenvolvidos da Europa, por exemplo, empresas deste porte superam 50% das riquezas. É possível fazer mais e melhor, e, para isso, uma gestão eficiente é fundamental para o crescimento.
Portanto, a transformação digital é uma grande oportunidade para os empreendedores brasileiros. Adotando o uso de tecnologias avançadas e novas ferramentas para gestão financeira, essas empresas têm maior chance de se posicionar melhor, economizando tempo e recursos para contribuir de maneira mais efetiva para o crescimento da economia brasileira.
*cofundador e CEO da Kamino