
Como parte de uma estratégia global para ampliar o nível de relacionamento com o público de altíssima renda, a Mastercard lançou nesta segunda-feira (20/10) uma nova categoria de cartão de crédito acima do tradicional Black, batizada de World Legend. O Brasil é o segundo país no mundo (depois dos EUA) a ter acesso ao produto. O novo cartão estreia no País já com sete emissores confirmados, incluindo bancos tradicionais, neobancos e sistemas cooperativos: Banco do Brasil (BB), Itaú Unibanco, BTG Pactual, C6 Bank, PicPay, Sicoob e Sisprime.
Juntos, os sete players já com contrato assinado com a bandeira representam mais de 40% da concentração dos gastos de cartão de crédito no Brasil, informou Marcelo Tangioni, CEO da Mastercard Brasil. “Estamos prestes a fechar com um oitavo parceiro. Também temos negociações avançadas com outros”, disse o executivo, sem abrir mais detalhes. De acordo com ele, essa primeira lista de emissores confirmados no lançamento do produto reflete um perfil diversificado de instituições, que deve seguir nas novas parcerias em negociação.
Segundo Tangioni, o World Legend é mais um produto estratégico de posicionamento junto a pessoas de altíssima renda do que de “grandes volumes”. Não à toa, a Mastercard definiu um limite para cada emissor. Ou seja, cada instituição poderá liberar apenas um número restrito de cartões. O executivo não abriu a quantidade, mas disse que ela muda de um player para outro. Além disso, cada emissor terá liberdade para definir os critérios de acesso ao cartão, cobrança de anuidade e adição de outros benefícios para fisgar a clientela.
Conforme o executivo, o conceito que norteia o novo cartão é o que ele chamou de “luxo silencioso” — sofisticação sem ostentação. “Não adianta a gente querer falar de sofisticação, exclusividade, e sair com uma campanha espalhafatosa”, afirmou a jornalistas. “Ter dinheiro não é suficiente. O que queremos é um comportamento, pessoas que valorizam aquilo que estamos trazendo”, enfatizou Tangioni.
Mercado em expansão
O World Legend mira um mercado em franca expansão, disse o presidente da Mastercard no País. São pessoas com renda média mensal de R$ 90 mil. “Quando a gente olha o 1% mais rico da população brasileira, existe uma concentração de renda ali de mais de 27% da renda nacional. Então, a gente está falando de um público pequeno, porém muito exigente, muito sofisticado e com uma alta concentração de renda”, afirmou Tangioni. Na mira também está um público ainda mais no topo da pirâmide: 0,1% da população, com renda média anual acima de R$ 4,6 milhões. “Esses 0,1% crescem cinco vezes mais rápido do que a população em geral”, citou o executivo.
Pesquisas com essa faixa de altíssima renda revelaram padrões que nortearam o desenvolvimento do produto, disse Tangioni. Por exemplo: 59% preferem investir em experiências em vez de bens materiais. Surpreendentemente, 82% participam de programas de fidelidade e 74% usaram ao menos um benefício no último ano.
O executivo contou que foi além das pesquisas tradicionais para entender o público. Ele mesmo foi a campo. “O privilégio da cadeira me dá acesso a algumas pessoas para entender um pouco da sua rotina, da sua vida, o que valorizam”, relatou. Entre as descobertas, a importância que mesmo os mais ricos dão aos programas de pontos. “Para eles, é relevante quantos pontos estão recebendo, eles fazem conta”, disse Tangioni.
Gastronomia, entretenimento e viagens
Entre os diferenciais do novo cartão, Leonardo Linares, vice-presidente sênior de Produtos e Soluções da Mastercard Brasil, ressaltou que o World Legend foi construído com base em três pilares: gastronomia, entretenimento e viagens. A ideia, de acordo com ele, é oferecer uma curadoria de experiências exclusivas, que combine conveniência, personalização e propósito. Esses são atributos que o público de altíssima renda valoriza cada vez mais.
Nas viagens, os portadores do cartão terão check-in e check-out em qualquer horário, sem custo adicional, em uma rede de hotéis parceiros. Leonardo destacou, ainda, a reabertura da sala VIP da Mastercard no Aeroporto Internacional de Guarulhos, prevista para novembro, com menu assinado pelo chef Alex Atala. “O lounge deixa de ser um momento de espera para ser uma experiência”, afirmou.
Para 2026, a Mastercard já prepara uma categoria ainda mais exclusiva dentro do World Legend: o World Legend Exclusive, com acesso por convite e benefício de air companion — ao comprar uma passagem de classe executiva, o cliente ganha outra para um acompanhante em 11 companhias aéreas parceiras.