MUDANÇA DE ROTA

Drex abandona blockchain em nova fase; tokenização continua

De acordo com empresas ouvidas pelo site parceiro 'Blocknews', a visão é a de que projetos que independem do Drex poderão seguir e até ganhar tração

Imagem: Canva
Imagem: Canva

O Banco Central (BC) decidiu fazer um desvio no caminho do Drex ao deixar de lado blockchain na fase 3 e, com isso, levantou dúvidas nas empresas do ecossistema sobre o que vem pela frente. Ao mesmo tempo, já começaram conversas para se tirar projetos do piloto do papel. De acordo com empresas ouvidas pelo site parceiro Blocknews, neste momento pós-anúncio, a visão é a de que projetos que independem do Drex poderão seguir e até ganhar tração.

Para participantes do piloto do Drex com os quais o Blocknews conversou, a dispensa de blockchain não foi uma total surpresa. Havia a sensação – e até comentários no mercado – de que algo poderia acontecer, como o BC deixar a Hyperledger Besu por outra rede ou deixar blockchain, porque o piloto estava em ritmo lento em questões como privacidade e segurança. “Todo mundo sabia que não haveria lançamento antes de 2027”, afirmou um participante.

Há quem veja uma saída para a fase 3 no uso das duplicatas escriturais. A adoção obrigatória será escalonada de janeiro de 2026 a janeiro de 2028, conforme o tamanho das empresas, segundo cronograma do BC.

Leia a matéria completa no site parceiro Blocknews.