O Banco Central (BC) deve anunciar, entre o final da próxima semana e o início da seguinte, os projetos que estarão na segunda fase de testes do piloto do Drex. De acordo com Fabio Araújo, coordenador da iniciativa do real digital no BC, há check points para dar transparência ao processo com divulgação pública de informações. O próximo é em meados de 2025. E para incluir testes com a população, é preciso resolver a questão da privacidade.
O prazo dado anteriormente para anúncio dos projetos era 15 de agosto. Nesta leva, são os consórcios já no piloto que participarão da segunda fase de testes do Drex. Alguns apresentaram até cinco projetos. Depois será a vez de um processo de escolha de projetos de instituições que não estão no piloto atual, reafirmou o porta-voz do BC durante o Conecta ABBC, evento da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), nesta quinta-feira (22/8).
Fabio afirmou que todas as soluções de privacidade em teste são promissoras e com características específicas. As solução são a Zether, trazida pela Kaleido, a Starlight, da EY, a Rayls, da Parfin, e a Nova, da Microsoft. Assim, a privacidade continuará em teste nessa nova fase do piloto. Ele destacou que outros pontos em teste são a escalabilidade e a componibilidade.
Leia a notícia completa no site parceiro Blocknews.