O banco digital Inter, que já detinha 50% da adquirente Granito, anunciou nesta terça-feira (28) a compra dos outros 50% do banco Bmg na empresa. Com a transação de R$ 110 milhões, a instituição se torna o único acionista do negócio, fundado em 2015.
A ideia é que a Granito passe a se chamar Inter Pag, assim que o acordo receber aprovação do Banco Central (BC) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O movimento é parte da estratégia do Inter para avançar no mercado de pessoas jurídicas (PJs), especialmente pequenas e médias empresas (PMEs). Atualmente, o banco soma 2 milhões de contas PJ.
De acordo com o Inter, o objetivo é incluir mais um produto de pagamentos no ecossistema digital do super app financeiro com foco em empresas. Entre as soluções oferecidas hoje estão Pix gratuito e ilimitado, cartão de crédito sem anuidade, antecipação de recebíveis, capital de giro, marketplace, conta global e outros produtos e serviços.
“Ao adquirir a Granito, aprimoraremos nossa proposta de valor para os clientes, tornando nosso super app financeiro um conjunto completo de soluções para empresários e empreendedores”, afirmou João Vitor Menin, CEO do Inter, em nota.
‘Menina dos olhos’
O Inter é o mais novo nome a demonstrar apetite pelo mercado de adquirência, a ‘menina dos olhos’ para crescer entre as PMEs. Reportagem especial do Finsiders Brasil, de um mês atrás, explicou a movimentação de alguns players neste ano, entre elas, o também super app PicPay. A fintech global Nuvei é mais uma que vê oportunidades nesse negócio.
Já os grandes bancos estão reincorporando suas operações de credenciamento ou têm caminhado para uma oferta conjunta entre esses serviços e o negócio bancário. Quem também decidiu seguir esse caminho foi o também mineiro BS2, que trouxe de volta para sua estrutura a Adiq.