EXPERIÊNCIA OPEN

'Click Pix' promete incluir quem compra online, mas não tem cartão

Para especialistas, jornada sem redirecionamento em pagamentos no Open Finance tem "potencial imenso"

Open Finance
Open Finance | Imagem: Adobe Photoshop

A jornada sem redirecionamento via Open Finance deve destravar uma série de experiências de pagamento com Pix no comércio físico e em e-commerces, entre eles o ‘Click Pix’. O recurso acaba de ser regulamentado pelo Banco Central (BC) e os testes começam em novembro — o lançamento oficial, porém, será apenas em fevereiro de 2025.

“Esse novo fluxo viabiliza trazer a experiência de cartão de crédito para o arranjo Pix. É o que vem sendo chamado de ‘Click Pix’”, afirmou Gustavo Lino, diretor-executivo da Init, associação que representa iniciadores de transação de pagamento (ITPs), em evento na última quinta-feira (1/8).  “Vai possibilitar atender uma população que não tem acesso a produtos de crédito, ainda que sejam pessoas bancarizadas.”

Atualmente, uma transação por meio da iniciação de pagamento depende do redirecionamento entre o aplicativo de uma instituição para o de outra. Na prática, a partir do ano que vem, essa experiência será mais fluída. No e-commerce, por exemplo, será possível salvar os dados da conta bancária para pagar por Pix com um clique. 

“A jornada sem redirecionamento traz um potencial imenso e talvez só estamos vendo a ponta do iceberg” – Aaron Morais, diretor de relações institucionais da Init

No comércio físico, a jornada sem redirecionamento vai permitir o uso do Pix nos pagamentos por aproximação. Hoje, essa modalidade está disponível apenas para cartões ou outros dispositivos (smartphones, relógios, pulseiras etc.) que têm a tecnologia NFC. 

Nas últimas semanas, a movimentação no mercado vem ocorrendo por meio de acordos bilaterais. O Google Pay, por exemplo, fechou parceria com C6 Bank e PicPay para possibilitar pagamentos por Pix por meio da wallet. Já o Itaú anunciou que, a partir de outubro, as maquininhas da Rede aceitarão pagamentos via Pix por aproximação. 

Experiência e segurança

“Em novembro, acabam os contratos bilaterais”, disse Gustavo. De acordo com as regras do BC, a partir do penúltimo mês do ano, a implementação da jornada sem redirecionamento será obrigatória para as instituições detentoras de conta que movimentaram 99% das transações de iniciação de pagamento.  

Os diretores da Init explicam, ainda, que o mecanismo brasileiro de jornada sem redirecionamento para pagamentos no Open Finance é inédito no mundo e servirá de exemplo para outros países, inclusive o Reino Unido, que costuma ser um modelo de Open Banking. 

Para chegar nesse estágio, foi necessário resolver problemas técnicos relacionados à segurança. “A tecnologia FIDO garante a autenticação do usuário, ao mesmo tempo em que permite uma boa experiência”, explicou Aaron. Na prática, FIDO é um conjunto de protocolos para autenticação usado por big techs e grandes bancos no mundo todo.