SEGURANÇA DIGITAL

Novo relatório do BC traz mais detalhes sobre chaves Pix para evitar fraudes

Versão completa do documento fornecerá não apenas as informações sobre as chaves Pix atuais do usuário como o histórico de todas elas

Pix. Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pix. Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir desta terça-feira (2), os usuários do Pix terão mais facilidade para consultar informações e evitar fraudes. O Registrato, página do Banco Central (BC) que fornece as relações do cidadão com instituições financeiras, passou a oferecer um relatório extra com o histórico de chaves, inclusive as excluídas, do sistema brasileiro de pagamento instantâneo.

Além do relatório simplificado, que já era oferecido pelo Registrato, o cidadão poderá emitir o relatório completo. A versão amplificada do documento fornecerá não apenas as informações sobre as chaves atuais, como também o histórico de todas aquelas já utilizadas e excluídas pelo usuário, informando a data e a hora de exclusão, por exemplo.

O relatório completo, afirmou o BC, fica disponível no Registrato em até dois dias úteis a partir do pedido.

Melhorias

O BC também ampliou as informações presentes no relatório simplificado. Emitido no momento do pedido, o documento passou por melhorias, com a inclusão da hora exata da criação da chave Pix e de uma coluna com a situação de cada chave. São elas: ativa, bloqueada judicialmente, em reivindicação de posse e em portabilidade.

No caso da chave em reivindicação de posse, o usuário solicita a posse de uma chave cadastrada no nome de outra pessoa. Isso frequentemente ocorre no caso de chaves com números de telefone que mudaram de dono. Na portabilidade, por sua vez, o correntista transfere a chave para outra instituição financeira. Nos dois casos, informou o órgão regulador, a situação aparecerá como “em reivindicação de posse ou em portabilidade”.

As novidades, disse o BC, permitem que o cidadão identifique eventuais tentativas de fraudes utilizando chaves criadas em seu nome. Para ter acesso aos relatórios do Registrato, inclusive esses das chaves Pix, o cidadão deve ter conta nos níveis prata ou ouro na plataforma Gov.br.

(Com informações da Agência Brasil)