Pesquisa realizada pela Stone entre os dias 4 e 9 de dezembro, quase um mês após o início oficial do PIX, revelou que 80% dos 1.360 lojistas já sabem o que é o novo sistema de pagamentos – e 58,6% estão prontos para receber e/ou realizar transações pelo novo sistema. Na primeira pesquisa realizada pela Stone em novembro, antes do lançamento do serviço, 77% dos empreendedores declararam que não estavam ou não sabiam se estavam prontos, e 64% nem sequer sabiam o que era PIX.
A pesquisa foi feita com empreendedores de todas as regiões brasileiras, sendo 26,3% do varejo, 20% do setor de alimentação, 7,6% do comércio de roupas e acessórios, 7,7% de serviços de saúde, 12,8% do ramo de papelaria e 25,6% de outros segmentos – .
“A Stone, como desenvolvedora de soluções para empreendedores, tem atuado de maneira ainda mais próxima dos lojistas para que eles se sintam ainda mais seguros com o uso do PIX”, explica Breno Maximiano, head de Banking da empresa de tecnologia financeira.
Ainda, em novembro, 24% dos respondentes que sabiam o que era Pix não se sentiam seguros com as comunicações sobre o método divulgadas até aquele momento. Hoje, esse percentual dentre todos os respondentes é de 36,8%. Segundo o estudo, as principais dúvidas dos lojistas são quanto aos custos e taxas, à segurança e à usabilidade e funcionalidade do meio de pagamento.
Fonte: Stone