UM CONTEÚDO ABIPAG

Volume de pagamentos das associadas à Abipag cresce 40%, a R$ 560 bi

Os dados constam de pesquisa da PwC Brasil apresentada na abertura do 3º Congresso da entidade de pagamentos

Imagem: Adobe Stock
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O Volume Total de Pagamentos (TPV) das instituições integrantes da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag) no mercado de cartões cresceu mais de 40% de 2021 a 2023, alcançando mais de R$ 560 bilhões. O percentual ficou 15% acima do crescimento total da indústria, que movimentou mais de R$ 3,5 trilhões no ano passado.

Os dados constam de pesquisa da PwC Brasil apresentada na abertura do 3º Congresso da entidade. A pesquisa buscou entender o perfil das instituições analisando os últimos três anos (2021 a 2023) das atividades das 35 associadas. Juntas, atendem uma base de clientes de mais de 4,5 milhões de empreendedores. Estes, por sua vez, representam cerca de 10% das empresas ativas e também dos trabalhadores autônomos brasileiros.

A receita bruta anual, por sua vez, saiu de R$ 6,7 bilhões em 2021 para R$ 17,6 bilhões no ano passado.

A associação credita o crescimento acelerado a três fatores principais. São eles o amadurecimento das participantes, tecnologias inovadoras e a oferta de serviços financeiros integrados, como contas digitais e meios de pagamento em um super apps.

“Também foram indispensáveis as medidas de promoção da competição que o Banco Central vem promovendo há mais de uma década”, diz Gabriel Cohen, diretor da Abipag. Como exemplos, ele cita a abertura do mercado de cartões, a implementação do registro de recebíveis e a disciplina das Sociedades de Crédito Direto.

Pix Cobrança

No Pix, as 35 associadas da Abipag registraram um crescimento três vezes maior do que o crescimento do próprio arranjo, com predominância do Pix Cobrança em terminais POS (maquininhas),” demonstrando a importância do Pix para o varejo brasileiro”, diz a Abipag. Em 2023, o total atingiu a marca de R$ 17 trilhões em TPV e uma média de mais de 3 bilhões de transações mensais.

Já a carteira de crédito das associadas cresceu 70%, notadamente a oferta de capital de giro com garantia em recebíveis de cartão. “A ampla utilização de recebíveis como garantia demonstra a importância do ativo para os varejistas”, sustenta a entidade.

*O jornalista viajou a Brasília a convite da Abipag.