A varejista asiática Shopee recebeu autorização do Banco Central (BC) para assumir o controle da fintech de crédito Blu, que opera como Sociedade de Crédito Direto (SCD). O aval saiu no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6/9). O controlador final é Xiaodong Li, fundador da plataforma de Singapura.
A transação, de valor não revelado, já havia recebido o sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em dezembro de 2023. Na época, as empresas justificaram ao órgão antitruste que a operação “permitirá apoiar o crescimento dos negócios, simplificar as operações e economizar custos” oferecendo empréstimos diretamente. Até então, a Shopee tinha parceria com outra SCD.
Em maio de 2022, a varejista também obteve autorização do BC para ter uma instituição de pagamento (IP) no Brasil. A licença é para emissor de moeda eletrônica, ou seja, aquela que permite gerenciar contas de pagamento pré-pagas. A Shopee Pay também atua como subadquirente para facilitar as transações entre compradores e vendedores.
O Finsiders Brasil procurou a Shopee por meio de sua assessoria de imprensa para comentários a respeito da aprovação do negócio e aguarda retorno.
Reag fica com a IP do Will Bank
Também nesta sexta-feira, o BC autorizou a transferência de controle societário direto da Will S.A. Instituição de Pagamento para a Reag Bank Holding Financeira. O controlador final é João Carlos Mansur, CEO da gestora Reag.
A outra licença do Will Bank, de financeira, foi adquirida junto com outras empresas do grupo pelo Banco Master. A operação obteve aprovação do BC no fim de agosto.
Atualmente, há 127 SCDs autorizadas a funcionar no Brasil, de acordo com dados no site do BC. Já a lista de IPs tem 160 players.