LICENÇA

Gestora de FIDCs Multiplike recebe autorização do BC para virar financeira

Em nota, a Multiplike informou que a autorização representa um passo estratégico para ampliar a competitividade.

Volnei Eyng/Multiplike | Imagem: divulgação
Volnei Eyng/Multiplike | Imagem: divulgação

A Multiplike Gestão, especializada em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), recebeu autorização do Banco Central (BC) para operar como financeira (Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento – SCFI). Em nota, a Multiplike informou que a autorização não altera as operações já existentes via FIDCs e securitizadoras. Mas representa um passo estratégico para ampliar a competitividade.

“Esse reconhecimento reforça nossa capacidade de avançar em compliance, solidez e segurança no mercado. Ao mesmo tempo, nos permite atuar de forma mais direta no crédito”, afirmou Volnei Eyng, CEO da Multiplike. A gestora administra atualmente um patrimônio líquido de R$ 3,7 bilhões e já estruturou mais de R$ 50 bilhões em créditos cedidos nos últimos anos. 

 A companhia tem atuação diversificada nos principais setores da economia, incluindo construção civil, agronegócio e indústria. “Além do olhar da CVM, da Anbima, dos administradores, das auditorias e ratings internacionais, agora temos a supervisão do Banco Central sobre o grupo econômico. Isso reforça nossa capacidade de avançar em compliance, solidez e segurança no mercado”, acrescentou Volnei.

Na prática, a Multiplike agora pode conceder crédito direto ao consumidor, financiar serviços como educação ou saúde, antecipar recebíveis e captar recursos por meio de instrumentos como CDBs e letras de câmbio. Muitas também oferecem cartões de crédito, seguros vinculados a financiamentos e serviços de cobrança. 

Uma das únicas diferenças em relação aos bancos é que não podem oferecer conta-corrente ou atuar em todos os produtos bancários, concentrando-se exclusivamente em crédito e financiamento. “Pretendemos integrar essa estrutura ao grupo econômico, visando aumentar a competitividade da Multiplike no mercado. Essa estratégia permitirá o crescimento do volume de negócios, a redução de custos e, consequentemente, vai aprimorar a experiência do cliente”, afirmou Volnei.