A Lina Open X, empresa de soluções de infraestrutura para o mundo Open, acaba de receber autorização para operar como iniciador de transação de pagamento (ITP) via Pix no Open Finance. Significa, então, que a empresa cumpriu todas as etapas necessárias para atuar com a modalidade.
Em nota ao Finsiders Brasil, a empresa diz que a nova funcionalidade está alinhada com sua estratégia de expandir o portfólio de serviços. As soluções incluem, por exemplo, agregação de contas, gestão financeira integrada, assim como ferramentas de captura, análise e inteligência de dados.
Atualmente, a Lina atende mais de 30 clientes, incluindo algumas das principais seguradoras do país, além de instituições de pagamento, fintechs e cooperativas de crédito e bancos de todos os tamanhos.
De acordo com Murilo Rabusky, cofundador e diretor de negócios da Lina, a habilitação para operar como iniciador de pagamentos Pix é um divisor de águas. “Estamos empolgados em poder oferecer essa nova capacidade aos nossos clientes, facilitando ainda mais a integração de novos negócios ao universo do Open Finance e promovendo uma experiência financeira mais inclusiva, acessível e simplificada”, afirmou.
Com a Lina, chega a 33 o número de ITPs aptas a iniciar esse tipo de transação, conforme informações da Estrutura de Governança do Open Finance. A lista reúne desde grandes bancos a cooperativas, passando por fintechs e empresas de tecnologia.
Instituições que podem operar com iniciação de pagamento no Open Finance:
- Banco Bradesco
- Banco BTG Pactual
- Banco BV
- Banco do Brasil
- Banco Mercantil do Brasil
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul
- Banco Ribeirão Preto
- Banco Safra
- Banco Santander
- Banco XP
- Belvo
- Celcoin
- Central Ailos
- Crystal BMC
- Cumbuca Instituição de Pagamento Ltda.
- Ebanx
- Efí
- Genial Investimentos
- Google Pay (exclusivamente via jornada sem redirecionamento)
- Hub Pagamentos
- Iniciador
- Inter
- Itaú Unibanco
- Lina Instituição de Pagamento
- Mercado Pago
- Nubank
- Parati
- PicPay
- Quanto Network
- Sicoob
- SICREDI
- U4C
- Unicred