A Superintendência de Seguros Privados (Susep) concedeu autorização definitiva para mais duas seguradoras digitais que participaram do sandbox regulatório. Receberam aprovação da autarquia a Iza Seguradora e a Simple2u Seguros (do grupo MAG Seguros). Ambas integram a primeira edição do sandbox. Com elas, chega a quatro o número de insurtechs que conseguiram o sinal verde definitivo.
Conforme a Susep, a Simple2u obteve autorização para operar seguros de danos e pessoas, no segmento S2, em todo o território nacional. Já a Iza recebeu a licença definitiva para operar seguros de pessoas, no segmento S4, também em todo o Brasil.
“A nova licença para atuação permite a remoção de limitação de número de riscos emitidos e da importância segurada das coberturas nas quais as empresas operavam dentro do sandbox“, disse a Susep, em nota. Além disso, facilita a “expansão para outros produtos que não são permitidos no âmbito do programa de inovação”.
Sandbox
O modelo de sandbox — tradução literal de “caixa de areia” — é um ambiente experimental, que busca fomentar a inovação com menor custo regulatório. Trata-se de uma iniciativa liderada pelos três órgãos reguladores no setor financeiro nacional: Banco Central (BC), Comissão de Valores Mobilários (CVM) e a própria Susep.
Nas primeiras duas edições do programa, o órgão do mercado segurador selecionou 32 projetos. Desses, 21 receberam autorização para operar de forma temporária. Duas, por sua vez, já passaram a atuar com uma licença definitiva — Pier e Darwin Seguros. Agora Iza e Simple2u se juntam a essa dupla.
No mês passado, a Susep publicou o edital para a terceira edição do seu sandbox regulatório. O objetivo, de acordo com o órgão, é selecionar projetos inovadores e sustentáveis.