
No dia 16/6, o Pix Automático estreia com oito empresas selecionadas pelo Banco Central (BC), um grupo chamado de “Pioneiros”: Amazon, Globoplay, Grupo OLX, Cemig, Disney+, Netflix, Spotify e Visão Prev.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4/6) em um dos painéis durante a terceira edição do “Conexão Pix”, evento do BC em parceria com a Zetta, em São Paulo. “É uma alegria muito grande. Por baixo do terno, tem um braço arrepiado com o que está acontecendo aqui hoje”, disse Carlos Brandt, consultor do Departamento de Competição do BC.
Ao todo, o Pix registrou 6,27 bilhões de transações em abril — um novo recorde. “O importante é entender o que está por trás desses números: inclusão, inovação e digitalização. O Pix Automático é mais uma peça nisso”, disse Brandt.
Concorrência
A nova funcionalidade foi desenhada para substituir ou concorrer com pagamentos recorrentes feitos hoje com cartão de crédito, boleto ou débito automático, mas com mais segurança, alcance e fluidez. “É uma solução democrática e conveniente para pagadores e recebedores”, definiu Brandt. Atualmente, 51% das transações no Pix já envolve empresas — superando os 45% de transações entre pessoas físicas, que no início representavam 90% do total.
As empresas selecionadas para o lançamento receberam suporte técnico do BC e participam da estratégia de comunicação. “Elas vão ajudar a explicar o Pix Automático para seus clientes, mostrando que é simples, seguro e confiável”, explicou Brandt. “Essa co-criação é um dos segredos do sucesso do Pix desde o início.”
A Globoplay, por exemplo, vê na ferramenta uma chance de alcançar usuários que hoje não têm cartão de crédito. “O Pix Automático amplia nosso alcance, fortalece a segurança e melhora a experiência”, resumiu Roberta Ribeiro, responsável por Experiência Digital da plataforma. “A gente pode sonhar até com fraude zero.”
Para a Amazon, o novo recurso democratiza o acesso aos serviços de assinatura. “A nova jornada vai permitir que o cliente se cadastre uma vez, sem fricção, e consiga assinar mesmo sem cartão”, afirmou Vitor Bittencourt, gerente de produtos de pagamentos. “O cliente pode cancelar ou pausar quando quiser. Isso dá poder ao usuário e aumenta a confiança no produto.”
No Grupo OLX, que vende pacotes de anúncios para pequenos e médios comerciantes, o Pix Automático também mira empresas. “O boleto ainda é muito usado, mas tem suas fricções. A nova solução chega como alternativa para recorrência também no mundo B2B”, disse Flávio Aguiar, diretor de soluções financeiras da empresa. “O que queremos é dar opções no check-out — e opções que tragam transparência, segurança e boa usabilidade.”
24 milhões de CNPJs
O Sebrae destacou o impacto do Pix entre pequenos negócios. “Cerca de 94% dos pequenos já usam Pix, e para 77%, é o principal meio de pagamento”, afirmou Giovanni Beviláqua, coordenador nacional da entidade. “Estamos falando de 24 milhões de CNPJs, responsáveis por 80% das operações de crédito no País.”
Segundo ele, o Pix transformou a gestão financeira dos empreendedores: “É dinheiro direto no caixa. Isso permite um planejamento muito mais eficiente. E mais: traz educação financeira, formalização e empoderamento.”
O painel também foi recheado de histórias reais: vendedores de frango, gás e picolé que viram suas vendas dispararem depois que passaram a aceitar Pix. “Com coisa boa a gente se acostuma rápido”, lembrou Giovanni, citando a mãe. “Hoje parece que o Pix sempre existiu — e ele só tem cinco anos.”
“O Pix Automático vai apoiar negócios de todos os tamanhos. É um jogo de ganha-ganha”, resumiu Brant. “Estamos escrevendo uma página importante da história do sistema financeiro brasileiro. Em tempo real.”