DADOS

Em menos de dois anos, Nubank atinge 15 milhões de consentimentos no Open Finance

Atualmente, o Nubank representa mais de 34% dos cerca de 44 milhões de consentimentos ativos no ecossistema

Escritório do Nubank - Imagem: Divulgação
Escritório do Nubank em SP | Divulgação

Participante voluntário do Open Finance desde setembro de 2022, o Nubank lidera o “ranking” do ecossistema, com 15 milhões de consentimentos ativos. O número equivale a mais de 34% dos cerca de 44 milhões no ambiente como um todo. Para se ter uma ideia, em janeiro, o banco digital do cartão roxo tinha algo como 13 milhões de consentimentos, contra 42 milhões totais do sistema. 

“Isso representa o engajamento dos clientes, que estão cada vez mais compartilhando dados”, diz Luciana Kairalla, gerente-geral de Open Finance do Nubank. “Hoje, 68% dos consentimentos no Open Finance ou são de clientes que trazem dados para o Nubank ou de pessoas que levam esses dados para outras instituições.”

As informações foram apresentadas nesta terça-feira (14) durante um evento da instituição para jornalistas do México e da Colômbia, países que estão no foco da expansão internacional do Nubank

Iniciação de pagamento e portabilidade de salário

De acordo com Luciana, uma das agendas com grande potencial no Open Finance é a iniciação de pagamento. No ecossistema como um todo, esse serviço totaliza mais de 2,2 milhões de chamadas de API por semana, cita a executiva. Apesar do crescimento da modalidade nos últimos meses, a quantidade é ínfima em relação às mais de 1,4 bilhão de chamadas de API que ocorrem na fase 2, de compartilhamento de dados. 

O Nubank, apto a atuar como iniciador de pagamento há cerca de um ano, lidera as operações desse gênero. Segundo Paula Selihevic, gerente de produtos, mais de 420 mil usuários únicos do banco depositaram, via Open Finance, cerca de R$ 250 milhões. 

Outra funcionalidade que vem sendo mais usada pelos clientes é aquela que permite visualizar as informações de outras contas no aplicativo do Nubank. “Já temos quase 10 milhões de clientes únicos com acesso ao nosso agregador de contas”, conta Paula.

Além disso, o banco digital tem reforçado a portabilidade de salário para uma parcela de sua base. “Identificamos quase 1 milhão de clientes que podem receber essa oferta por meio de um fluxo simplificado no app.”