PAGAMENTOS

Sem Parar recebe sinal verde do BC para operar como IP

Licença vem um mês depois que a empresa de tag de pedágios e estacionamentos fechou acordo para comprar o 'super app' Gringo

Sem Parar
Sem Parar | Imagem: reprodução/site

O Sem Parar recebeu autorização do Banco Central (BC) para atuar como uma Instituição de Pagamento (IP) regulada. O sinal verde, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (18/2), é válido para as modalidades emissor de moeda eletrônica (contas de pagamento pré-pagas, por exemplo), de instrumento de pagamento pós-pago (cartão de crédito) e credenciador (adquirente).

Com capital social de pouco mais de R$ 2 bilhões, o controlador da nova IP é a Corpay (antiga Fleetcor), holding norte-americana dona do Sem Parar.

No Brasil, a empresa que se tornou famosa pela tag de pedágios vem se posicionando como um ecossistema de mobilidade. Parte dessa estratégia, então, é a frente de produtos e serviços financeiros, concentrando em um super app.

Para avançar nessa área, o Sem Parar comprou a fintech Zapay em março de 2024. E no mês passado, a empresa adquiriu o super app Gringo. Além disso, há cerca de três anos, recebeu autorização do BC para ter uma Sociedade de Crédito Direto (SCD). Com ela, pode oferecer crédito usando recursos próprios.

Com mais de 7 milhões de clientes em todo o Brasil, o Sem Parar está em 100% da malha pedagiada pelo País. Além dos pedágios, as tags podem ser usadas em estacionamentos, postos de combustível, drive-thrus e lava-rápidos.