
O Banco Central (BC) autorizou a Visa Conecta a operar no mercado de câmbio, segundo publicação desta terça-feira (6/1) no Diário Oficial da União. Isso quer dizer que agora a empresa pode atuar com operações de compra e venda de moedas estrangeiras, ampliando o escopo de serviços dentro do setor de pagamentos.
Criada em 2025, a Visa Conecta integra a estratégia da Visa no Brasil para avançar no ecossistema de Open Finance, sistema que permite o compartilhamento de dados e serviços financeiros entre instituições, com consentimento do cliente.
A empresa, até agosto de 2025, possuía capital social de R$ 5 milhões. Sua controladora é a Visa Inc., companhia com sede em Delaware, nos Estados Unidos.
Instituição de Pagamento
A permissão para a Visa Conecta operar no câmbio vem após o Banco Central autorizar que a empresa funcione como Instituição de Pagamento (IP). A liberação contempla as modalidades de emissor de moeda eletrônica e de Iniciador de Transação de Pagamento (ITP).
No caso do emissor de moeda eletrônica, a empresa pode administrar contas de pagamento pré-pagas, usadas em carteiras digitais e outros meios eletrônicos.
Já o ITP permite iniciar pagamentos fora do ambiente bancário tradicional, como em compras no comércio eletrônico.