Em um mercado cada vez mais competitivo, as instituições financeiras têm o desafio não apenas de atrair novos clientes, mas também disputam entre si a atenção desses potenciais consumidores. Já os influenciadores digitais no setor (os finfluencers) atingem milhões de pessoas em seus perfis nas redes sociais e, assim, constroem verdadeiras comunidades. Porém, enfrentam o desafio de transformar essa audiência em negócios, de fato. Recém-criada, a Caccao se propõe a fazer o “match” entre essas duas pontas e, com isso, converter a atenção em transações.
A fintech montou uma plataforma no modelo Software como Serviço (SaaS, na sigla em inglês) que oferece links parametrizáveis para os influenciadores incluírem em seus perfis no Instagram, TikTok e outros canais, como Spotify. A solução disponibiliza, ainda, um dashboard que permite direcionar os seguidores para a própria empresa do influencer ou para uma das instituições financeiras parceiras da Caccao.
“Estamos trazendo para as instituições financeiras uma visão social, complementar ao que elas têm hoje nos softwares de CRMs tradicionais, que é uma visão relacional”, explica Gustavo Ruiz, CEO e co-fundador da Caccao, em entrevista ao Finsiders Brasil. CRM é a sigla em inglês para gestão do relacionamento com o cliente.
‘CAC a zero’
Se para os influenciadores a tecnologia da fintech é um instrumento para conhecer melhor a audiência e monetizá-la, para empresas do setor financeiro pode ser uma ferramenta para chegar uma base maior de potenciais usuários, com um Custo de Aquisição de Clientes (CAC) menor.
O próprio nome da empresa está relacionado com isso: Caccao remete a “CAC a zero”. Mas a escolha também tem a ver com a história de Gustavo. Sua mãe teve uma fábrica de chocolates por 20 anos e ele, como se pode imaginar, é um apaixonado pelo doce.
Ex-executivo de instituições como Credit Suisse Hedging-Griffo, Neon e Warren, Gustavo está à frente do negócio junto com o também ex-Warren e seu xará, Gustavo Zago. Completa o trio de fundadores Ana Laura Magalhães, ex-sócia da XP e influenciadora financeira com mais de 176 mil seguidores no Instagram e quase 170 mil no TikTok.
Fase inicial
No fim de 2024, a Caccao lançou a primeira versão do seu software e a ideia é que ele fique mais completo em cerca de dois meses, segundo Gustavo. Atualmente, a plataforma reúne 25 influenciadores, incluindo Ana Laura e nomes como Bernardo Pascowitch e Jurandir Sell Macedo. Por enquanto, novos influenciadores vêm por indicação. A empresa planeja abrir sua solução para o mercado em breve, diz o CEO.
Na outra ponta, o público-alvo da solução é qualquer empresa no setor que tenha canal de aquisição digital e posicionamento em redes sociais. Isso inclui, por exemplo, corretoras de valores, bancos digitais e até corretoras de seguros.
Hoje, a Caccao tem integração com cinco plataformas, incluindo o escritório de assessoria de investimentos Blue3 e a gestora JHSF Capital – unidade de produtos financeiros do grupo de real estate JHSF. Gustavo conta que a empresa acaba de fechar acordo com um grupo de investimentos ligado a um grande banco. Por contrato, ele ainda não pode revelar o nome.
Aporte
Com uma equipe de sete pessoas, a maioria de tecnologia, a fintech está neste momento concentrada em evoluir e validar sua solução, antes de escalar, diz Gustavo. Para isso, no fim de janeiro, anunciou sua primeira captação de investimentos, um aporte de R$ 2,2 milhões liderado pelo fundo de Venture Capital Domo.VC.
A rodada teve participação de mais 26 investidores, entre eles, a A2 Capital, de Alan Chusid. Acompanharam, ainda, nomes como Robert van Dijk (ex-presidente da Anbima e da Principal Financial Group), Diego Fonseca (ex-COO do Credit Suisse e sócio da Jive Mauá) e Gustavo Caetano (fundador da Sambatech).
O poder da influência
A escolha da Caccao em oferecer uma solução para influenciadores de finanças tem explicação. Trata-se de um segmento que vem crescendo bastante nos últimos anos, conforme estudo da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
No fim do primeiro semestre de 2024, os finfluencers alcançavam 225,3 milhões de seguidores em plataformas como X (antigo Twitter), Instagram, Facebook e YouTube. Na última edição da pesquisa, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IPBAD), a entidade monitorou 571 influenciadores. Juntos, gerenciam 1.344 perfis nessas quatro redes.
O segmento vem atraindo outras fintechs. Com modelo de negócio diferente da Caccao, a Noodle oferece soluções financeiras para os influenciadores e criadores de conteúdo. Em novembro de 2024, a empresa recebeu um aporte de R$ 5 milhões do fundo de VC norte-americano QED, especializado em fintechs.