Loft e 180º Seguros lançam seguro residencial com assistência por pontos

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A startup de compra e venda de imóveis Loft acaba de fechar uma parceria com a insurtech 180º Seguros, insurtech que atua com distribuição de seguros no modelo B2B2C. Com o acordo, a empresa fundada por Mate Pencz e Florian Hagenbuch vai oferecer um seguro residencial, com um programa de assistência por pontos, um modelo inédito no Brasil. Os clientes que comprarem um apartamento pela plataforma da Loft também não pagarão pelo seguro por um ano. 

Inicialmente apenas para clientes da startup no Rio de Janeiro, os mil primeiros que comprarem um apartamento na cidade  terão direito a vários serviços, como proteção nos casos de incêndio, roubo e furto, por exemplo. Além disso, ainda vão ganhar um crédito de cem pontos para utilizar como quiser ao longo de um ano nos serviços emergenciais, de assistência e manutenção. Depois desse período, o usuário continuará tendo acesso aos benefícios, pagando uma taxa anual, calculada com base no valor do seu imóvel.

Alex Körner, cofundador da 180° Seguros, conta que a ideia para a criação do projeto se deu depois que a insurtech passou a olhar as necessidades dos clientes que procuram por esse tipo de serviço. Em alguns casos, segundo ele, as opções de assistências dentro dos seguros residenciais costumam ser bastante limitadas, o que faz com que as pessoas deixem de usá-las. Para viabilizar o seguro residencial, a insurtech tem parceria com uma seguradora (não revelada), que fica responsável pelos serviços de assistência. 

“Quando a gente olha o seguro residencial, geralmente você compra um que vale tanto para casa quanto para apartamento. Essa foi a primeira coisa que a gente pensou: vamos olhar coisas que fazem sentido somente para apartamento. Tem coisa que vale para seguro residencial que não vale para apartamento e as pessoas acham que estão pagando mais caro”, explica ao Finsiders.

“Tivemos que desenvolver toda a parte de sistema de pontos, tecnologia, estratégia. Eu acho que a gente vai fazer uma boa provocação no mercado dizendo que realmente conseguimos repensar a experiência do cliente na questão de seguros. Já como companhia, é uma inovação trazer o mercado segurador para as necessidades do cliente. Estamos mostrando como dá pra fazer isso”.

A solução — que começou a ser criada em janeiro — já foi testada e segue operando na capital carioca. É a primeira parceria entre as duas empresas, que deve ser ampliada para outros centros atendidos pela Loft. “Começamos pelo Rio de Janeiro como piloto, mas temos a expectativa de fazer isso para mais cidades, tentar fazer modelos de venda separados. É o início de uma parceria de outros produtos que a gente venha a trabalhar em conjunto”, adianta. 

Alex Körner (Foto: Higor Blanco).

B2B2C

Publicitário de formação, Körner está no mercado de seguros há 15 anos. Passou por grandes empresas como Mapfre e Santander. Ao lado de Franco Lamping e Mauro Levi D’Ancona (ambos ex-Nubank), fundou  a 180º Seguros, que em outubro completa um ano de existência.

A empresa atua em um modelo B2B2C, repensando o modelo de distribuição de produtos com inovação, comunicação simplificada, menos burocracia e atendimento humanizado.

“A maioria das insurtechs estava muito focada no B2C, a venda diretamente ao consumidor final. Mas a gente acha que uma estratégia interessante era um modelo B2B2C – a seguradora se conecta com a 180º e eu me conecto com a empresa que vai vender. E eu não faço só integração de tecnologia, eu faço toda a jornada. A gente olha o canal, entende o que aquela empresa faz, qual o perfil daquele cliente e quais produtos cabem naquele canal”, afirma.

Körner conta que mesmo com a pandemia, a 180º Seguros notou um crescimento nas vendas das soluções, uma vez que as pessoas passaram a ficar mais dentro de casa e a preocupação com a segurança aumentou. “Houve, sim, um crescimento de seguro residencial pela questão de risco, mas que ainda não aproveitou todo o potencial para mudar o patamar de penetração do produto no país. Então eu acho que tem uma margem grande de aproveitar esse momento. Acho que isso ajudou as pessoas a começarem a refletir para outros produtos, incluindo o residencial”.

Expectativas

No início de maio, a insurtech recebeu um aporte de R$ 44 milhões liderado pelos fundos Canary, Dragoneer e Rainfall. “Isso traz para nós uma responsabilidade de mostrar exatamente como a gente quer fazer diferente no mercado. Com o nosso modelo de negócio, dá para fazer jornadas de produtos diferentes. Para cada cliente que fechamos uma distribuição, estamos olhando com uma perspectiva de inovação”, conta Alex.

Ele também adianta como a 180º Seguros deve orientar o investimento recebido, dado o crescimento observado. “O primeiro olhar é em pessoas. Vão ter grandes oportunidades de vagas para pessoas tanto do mercado segurador, que gostariam de se conectar ao modelo de startup como o nosso, como também pessoas de outros mercados. A gente sabe que para a gente poder fazer a inovação, não adianta a gente ter uma visão única”.

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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