Desde que foi lançada, há três anos, a 99Pay — carteira digital do aplicativo de transporte 99 — tem ampliado o portfólio de produtos e serviços para passageiros e motoristas. Além das operações básicas de pagamento de boletos e transferências via Pix, hoje a fintech oferece empréstimo pessoal de até R$ 10 mil, remuneração da conta a 220% do CDI e criptomoedas. Tem, ainda, uma iniciativa de educação financeira com a edtech Barkus, e afirma que não vai parar por aí.
Com 15 milhões de usuários ativos — o que representa um aumento de 40% em 12 meses —, a empresa quer avançar no crédito e aposta no Open Finance para isso. Ainda neste trimestre, vai disponibilizar a opção de compartilhamento de dados de outras instituições financeiras, contou Isadora Barbosa, gerente sênior de operações da 99Pay, em evento para jornalistas nesta quinta-feira (17).
Em outras palavras, a fintech vai se plugar a um parceiro para poder oferecer esse recurso em seu app, disse Isadora, em resposta ao Finsiders. “A ideia é ter uma melhor oferta de crédito para os usuários”, afirmou. Desde o lançamento do empréstimo pessoal, em novembro de 2022, a 99Pay já liberou mais de R$ 130 milhões para mais de 45 mil pessoas. O funding vem da própria companhia, que opera como instituição de pagamento (IP).
Os tíquetes dos empréstimos variam entre R$ 500 e R$ 10 mil — o valor médio é de R$ 2,5 mil. O parcelamento é em até 12 vezes. As taxas de juros começam em 3,49% ao mês, podem chegar a 12% conforme o perfil de risco e análise de crédito, mas o juro médio é de 6% mensais.
Quase 10% daqueles que tomaram o empréstimo nos últimos 9 meses recorreram ao produto mais de uma vez ao longo desse período. O principal motivo para a contratação do crédito é o pagamento de contas e dívidas, seguido por gastos extras com reformas e consertos. Os usuários buscam a modalidade, ainda, para custear viagens, despesas com educação e até compra de carro.
Na busca pelo engajamento
Em outra frente, a 99Pay acaba de colocar no app o que chama de “central de recompensas”. Na prática, é uma funcionalidade promocional gamificada, que apresenta “missões” aos usuários. Ao cumprir essas atividades, as pessoas recebem cashback, cupons de desconto nas corridas e ofertas especiais. O objetivo é ampliar o engajamento e a fidelização da base.
Clarissa Brasil, head de marketing da 99Pay, explica que as ações propostas pelo app sempre estarão associadas aos serviços oferecidos na carteira digital e no ecossistema da 99. Por exemplo, verificação de identidade, pagamento de boletos ou corridas, carregamento de saldo, cadastro de chaves Pix, entre outros. “Começamos a campanha na semana passada. De lá pra cá, já tivemos 12 milhões de usuários impactados”, disse ela.
Benefícios como cupons e cashback já são chamarizes da carteira digital desde o início do negócio. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, a empresa devolveu para os usuários cerca de R$ 69 milhões em incentivos — cashback, bonificação da carteira e descontos.
Toda corrida na modalidade “pop” da 99 que é paga com saldo na carteira recebe 1% de cashback. Não à toa, o volume de corridas pagas dessa maneira cresceu 462% no último ano. Já os pagamentos digitais em corridas avançaram 63% no mesmo período.
Distribuição nacional
Presente atualmente em 3,5 mil municípios brasileiros, a 99Pay tem ganhado mais espaço nas cinco regiões do país. No Norte, por exemplo, o crescimento da base no último ano foi de 54,4%. No Nordeste, a quantidade de usuários teve uma expansão de 50,7%. Em seguida, aparecem Sudeste (39%), Centro-Oeste (26,9%) e Sul (24,4%).
A 99Pay também vem ampliando a penetração na base total da 99. Tanto é que os 15 milhões de usuários ativos da carteira digital já representam quase 40% das 40 milhões de pessoas que utilizam o app de mobilidade, incluindo nessa conta passageiros e motoristas.
“Nosso perfil de usuário, em sua maioria, é das classes C, D e E, que normalmente não tem ou possui acesso limitado a serviços financeiros digitais”, afirmou Maria Carolina Koch Rossi, head de desenvolvimento de negócios da 99Pay.
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