Nubank, Inter e Magalu Pay são os aplicativos com melhor avaliação de consumidores. É o que aponta uma pesquisa feita pela SoluCX, empresa especializada em pesquisa de satisfação e NPS, divulgada com exclusividade à Finsiders. No ranking de NPS do setor bancário, o Nubank lidera com nota média de NPS de 66,6, seguido pelo Magalu Pay (56,5), Inter (53,4). Na quarta colocação, aparece o C6 Bank (51,7), à frente de Itaú Unibanco (37,6) e Safra (34). A média do segmento é mais baixa e fica em 31,5, segundo a pesquisa.
Por mais que os bancos e carteiras digitais tenham melhor NPS, são as instituições tradicionais que continuam mais populares, conforme o levantamento. Quando os entrevistados foram perguntados sobre as marcas que já tiveram alguma experiência, o banco que recebeu a maior citação foi a Caixa Econômica Federal, com 87,1% das interações, seguida do Itaú (85,0%), Bradesco (79,4%), Santander (75,9%), Banco do Brasil (68,6%) e Nubank (64,1%).
Os participantes da pesquisa também avaliaram com “likes” e “dislikes” os serviços oferecidos por bancos. A principal vantagem apontada pelas pessoas ouvidas foi a facilidade e disponibilidade de saque, bem avaliada por 85% dos respondentes. Os outros serviços mais bem avaliados foram aplicativo e ambiente web (81%), qualidade no atendimento (73%), limite de crédito (68%) e agilidade no atendimento (66,4%). Em contrapartida, o pacote de tarifas foi o item com o maior índice de desaprovação, com 40,1% de dislikes.
Para Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX, esse cenário é um reflexo da mudança de comportamento gerada pela automação de processos. “Nós percebemos ao longo dos últimos anos a simplicidade que é receber o salário, pagar as contas e até mesmo destinar uma parte do dinheiro para a poupança ou outro investimento via aplicativo. Todo esse processo demorava horas, ou até mesmo dias, para ser realizado e agora conseguimos monitorar tudo pela tela do celular”, comenta.
Para a pesquisa, a empresa ouviu a opinião de 3.480 pessoas, residentes na cidade de São Paulo, sobre os serviços de 11 instituições (Bradesco, BB, Banco Pan, Caixa, C6 Bank, Itaú, Inter, Nubank e Santander) com atuação na capital paulista. O relatório da pesquisa na íntegra está disponível aqui.
Leia outras pesquisas:
Mais da metade das fintechs atendem empresas, aponta pesquisa ABFintechs/PwC
Três pesquisas reforçam digitalização dos serviços financeiros na pandemia
- Reportagens exclusivas
- avaliação de consumidores
- banco
- Banco do Brasil
- bancos
- Bradesco
- C6 Bank
- Caixa
- Caixa Econômica Federal
- conta digital
- conta digital PJ
- digital
- financial services
- fintech
- fintechs
- Inter
- Itaú
- Magalu Pay
- net promote score
- NPS
- nubank
- open banking
- pagamentos
- pequenas empresas
- pequenos empreendedores
- pequenos negócios
- pesquisa
- Safra
- Santander
- serviços financeiros
- setor financeiro
- SoluCX
- startup
- technology
- tecnologia
- transformação digital