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Quase metade dos brasileiros planeja tomar crédito em bancos digitais em 2024

A adoção de produtos e serviços financeiros de fintechs é mais evidente entre millennials e pessoas de renda média, de acordo com pesquisa

Com o acesso restrito a crédito em instituições financeiras tradicionais, as soluções de bancos digitais e fintechs têm sido uma alternativa para os brasileiros. A adoção de produtos e serviços financeiros desses players é maior entre os millennials (quem nasceu entre 1980 e 1994) e pessoas de renda média (entre R$ 1.000 e R$ 4.999). As conclusões são de um estudo da multinacional de informações e insights TransUnion, cujos dados foram antecipados com exclusividade ao Finsiders Brasil.

De acordo com a pesquisa, quase metade (46%) das pessoas planejam obter empréstimos ou cartão de crédito de uma fintech ou banco digital neste ano. No caso dos millennials, esse percentual sobe para 51%; já entre indivíduos de renda média, atinge 49%. 

Ainda conforme o levantamento, no quarto trimestre de 2023, cinco entre dez entrevistados (54%) dizem que já tiveram um cartão de crédito de bancos digitais ou fintechs. Esse percentual sobe alcança 67% quando são considerados apenas a população de alta renda (acima de R$ 5.000). 

Além disso, mais da metade (51%) afirmam ter usado, nos últimos 12 meses, carteiras digitais como Mercado Pago, PayPal, PagBank, PicPay e outros. Entre os millennials, a adoção é ainda maior — 57%. 

Crédito em varejistas

Outro dado interessante da pesquisa tem a ver com o consumo de serviços financeiros de redes varejistas. No último trimestre de 2023, quatro em cada dez brasileiros (43%) afirmam que, nos últimos 12 meses, eles ou alguém de sua família usou cartão de crédito dessas lojas. 

Além disso, 26% dos ouvidos dizem ter utilizado método de pagamento parcelado dos varejistas. Já 22% citam que atualmente possuem conta e/ou cartão de lojas de departamentos ou vestuário.

“Fintechs, bancos digitais e varejistas vêm atendendo em boa parte a essa demanda por inclusão financeira a partir da oferta de produtos de crédito facilitado e aderentes às necessidades de seus públicos”, afirma Cláudio Pasqualin, vice-presidente de soluções da TransUnion Brasil, em nota.

O estudo Consumer Pulse, da TransUnion, entrevistou 994 pessoas com 18 anos ou mais residentes no Brasil, entre 3 e 13 de outubro de 2023. 

Veja outros insights da pesquisa:

  • 24% dos brasileiros acreditam não ter acesso suficiente a produtos de crédito, como financiamento, cartões de crédito, empréstimos estudantis etc. 
  • 63% afirmaram ter adquirido produtos de seguros nos últimos 12 meses;
  • Ameaças digitais como roubo de identidade são a principal preocupação apontada por 36% das pessoas;
  • Qualidade e custo da conexão de internet são obstáculos para 26% e 22% dos brasileiros, respectivamente.