Depois de disponibilizar QR Code para receber com Pix, o Uber não vai parar por aí. Agora, já estuda implantar na plataforma todas as possibilidades permitidas pelo meio de pagamento preferido do brasileiro. A iniciativa busca tornar a experiência de pagamento mais prática e segura para motoristas e usuários. Marco Cruz, responsável pelo desenvolvimento de negócios da Uber no Brasil, diz ao Finsiders Brasil que a empresa já percebeu uma demanda crescente pelo Pix.
“Muitos pagamentos originalmente classificados como dinheiro, na verdade, eram realizados via Pix diretamente entre o passageiro e o motorista”, disse Marco. O executivo participou de um painel no evento “Casa Adyen” na terça-feira (6/11). “Para facilitar a vida do motorista e dar mais segurança, lançamos esse Pix com QR Code dentro da nossa plataforma”, explicou. A funcionalidade está em expansão para todas as viagens.
Motoristas
A estratégia da Uber na seara financeira vai além dos usuários e inclui também os motoristas parceiros. Em 2021, a empresa lançou a Uber Conta, uma conta digital em parceria com o banco Digio, do Bradesco. Com a Uber Conta, motoristas têm acesso ao recebimento instantâneo dos ganhos logo após as viagens, além de produtos financeiros como empréstimos pessoais e seguros. O executivo ressaltou que a Uber não enxerga a conta digital apenas como uma fonte de receita, mas como uma forma de engajamento dos motoristas. “O principal objetivo é facilitar a vida do motorista”, afirmou.
Mas, nem por isso o aplicativo de transporte mais famoso do mundo – que acaba de fazer 10 anos no Brasil – negligencia o lado dos custos. O foco da Uber no desenvolvimento de soluções financeiras também envolve a análise e otimização dos custos das transações. Marco explicou que a empresa conta com uma equipe dedicada a mensurar a eficiência de cada método de pagamento e buscar alternativas que reduzam custos e aumentem a eficácia dos processos. “A gente tem uma estrutura de payments que analisa os custos de cada transação, de cada método de pagamento. O objetivo é direcionar volume para uma transação que otimize e gere mais eficiência nos nossos métodos de pagamento”, disse.
Evolução do Pix
O Pix, embora mais barato que os cartões de crédito, ainda gera custos para a empresa, que paga por transação aos provedores de serviço. “Continuamos a explorar novas evoluções para o uso do Pix com parceiros do setor de pagamentos para aprimorar a experiência dos usuários e motoristas.
Cruz concluiu enfatizando que o objetivo principal da Uber é manter a experiência de pagamento simples e sem fricções, como já ocorre com os pagamentos por cartão de crédito. “Incluímos a opção NuPay há dois meses. Preferimos esperar mais e ter uma experiência bacana, do que implantar antes com menos fluidez. Pagar a viagem praticamente sem sentir é parte integrante da proposta de valor da Uber.”